quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Belém - PA

Aniversário da cidade - 12 de janeiro.

bandeira Pará
Bandeira do Pará

Imensa, senhora de si, a cidade convida para um passeio pelas ruas com famosos túneis verdes que fazem Belém ser conhecida como a Cidade das Mangueiras.
Batizada de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, Belém é cidade de gente hospitaleira e beleza única. É também porta de entrada da região amazônica e parada obrigatória para quem quer conhecer o norte do Brasil.


A cidade das mangueiras
Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco, em 12 de janeiro de 1616, época em que foi construído, no encontro dos rios Pará e Guamá, o Forte do Presépio. Recentemente restaurado pelo Governo do Estado, é um dos locais que o turista não pode deixar de visitar.
A posição geográfica da capital do Pará no mercado regional indica oportunidade ímpar para negócios. É também saída brasileira para o corredor de integração com as Guianas e o Caribe.
Possui verdadeiras mostras de arquitetura setecentista - assinada pelo italiano Antonio Giuseppe Landi - mesclada com o barroco jesuítico do século XVII, que dão um charme peculiar à cidade.



Belém é uma capital rica em cores, cheiros e sabores, que podem ser sentidos em cada esquina: nas barracas de tacacá, nas vendas de açaí, anunciadas com bandeirinhas vermelhas, e nas mangas que caem das árvores.
São especialidades da culinária mais típica do Brasil, frutos da natureza pródiga, da colonização portuguesa e das heranças indígena e africana. Uma miscigenação cultural e racial que também se faz presente no artesanato e no folclore.



É em Belém que no segundo domingo de outubro acontece a maior procissão religiosa católica do país, o Círio de Nazaré. Foi também em Belém que aconteceu a Cabanagem, considerada a revolta popular mais autêntica da história do Brasil.
O que fazer
Belém é o maior centro artístico de toda a Amazônia, dispondo de mais de duzentos espaços, entre galerias, complexos culturais, palcos e salas para apresentações.
Um dos maiores centros de música erudita do Brasil, tem uma das mais antigas escolas de música do país. A Fundação Carlos Gomes tem o nome do maestro, que morreu no Pará, porque foi dirigida por ele.
A temporada erudita ocorre de agosto a dezembro, reunindo, anualmente, cerca de cem espetáculos de ópera (encenadas no Theatro da Paz, um dos maiores teatros de ópera do Brasil), canto lírico e canto coral, recitais, concertos, apresentações da Orquestra Sinfônica do Pará e espetáculos de balé, moderno e clássico.
Nas artes plásticas, um grande salão nacional ocorre anualmente, na primeira semana de outubro, e três outros no período de outubro/novembro.
O mês do folclore paraense é junho. As apresentações e festas se iniciam na primeira semana, com as trezenas de Santo Antonio, e terminam no último dia do mês, com as fogueiras de paneiros e sobras de festa, em honra de São Marçal. O auge da temporada são as festividades de São João, no dia 24, e São Pedro, no dia 29.



Em grandes bailes, dança-se forró, brega, lambada e carimbó. Nos teatros, apresentam-se os Pássaros - autos populares de raízes luso-indígenas - shows caipiras e de música regional. Nas pistas de desfile, as quadrilhas - caricatura das que antigamente eram dançadas em palácios europeus - e os concursos de boi-bumbá.

Fonte-Secretaria de Turismo do Pará
suacidade.com

Curiosidade: Hoje, comemora-se:


  1. Aniversário da Cidade de Belém-PA
  2. Dia de São Fulgêncio







Nenhum comentário:

Postar um comentário