sexta-feira, 6 de abril de 2012

Cacau...eu só quero chocolate...

Cacau
          Olá, como vai você?
   
Flor do cacaueiro

                    Poucas vezes tive o prazer de degustar esta fruta maravilhosa, de sabor inusitado...além do delicado sabor que se concentra em sua polpa, ela nos presenteia com a sua semente ... e num piscar de olhos...chocolate... paixão mundial ... e não é que o nosso querido e saudoso Tim Maia sabia das coisas? 

    "Chocolate! Chocolate! Chocolate!

 Eu só quero chocolate
 Só quero chocolate
 Não adianta vir com Guaraná
 Prá mim é chocolate
 O que eu quero beber..."


       

         O cacaueiro pode viver mais de cem anos; aos três começa a frutificar; a partir do oitavo ano
produz abundantemente e geralmente, até os trinta mantém uma produção satisfatória. 
   



                                                                         Cacau   
           
         O cacau é uma planta originária da América, das regiões próximas ao Rio Amazonas e Orinoco, de onde se espalhou para outras regiões do continente. Quando os espanhóis chegaram a América, os indígenas já se beneficiavam do cacau.Os Astecas beneficiavam-se das sementes expondo-as ao sol, preparando uma farinha que era amassada com água, milho e mel, e aromatizada com baunilha, pimenta da Jamaica e outras ervas. Esta bebida era chamada de Echocolatel, que tinha grande valor nutritivo e era utilizada pelos guerreiros nas suas longas marchas. A árvore era considerada sagrada e o cacau como manjar
dos deuses. No Brasil, foi introduzido em 1746. Atualmente é o estado da Bahia que concentra a maior produção de cacau. Pernambuco, no início deste século ocupava o quarto lugar na produção nacional, atualmente, só poucos agricultores cultivam esta árvore de forma comercial. Os estados da Bahia, Amazonas e Maranhão são os maiores produtores.

         Além da indiscutível importância econômica, o cacau tem um grande valor ecológico... é uma árvore que devolve à terra boa parte daquilo que dela retira...as constantes quedas e renovação de folhas durante o ano, proporcionam a formação de um verdadeiro "tapete" constituído de matéria orgânica, abrigando uma infinidade de micro flora e fauna.

          O chocolate comercial é obtido pela fermentação espontânea das sementes, livres da maior parte da polpa. É neste período que se desenvolve o aroma e a cor. Depois são postos a secar e torrados em temperatura inferior a 40º C. O cacau seco é de cor avermelhada...o chocolate é produzido pela mistura de massa  e manteiga de cacau com açúcar e leite.

          ...na culinária - a polpa de cor branca que envolve as sementes é usada no preparo de geleias, sucos, licores,  etc.

         ...na literatura- o ciclo do cacau e suas consequências na esfera social, originaram um vasto campo temático que se insere dentro do realismo nordestino, e que a literatura brasileira explorou, sobretudo na ficção. Três romances de Jorge Amado incluem-se nesse caso. Esses textos retratam as disputas pela posse das terras e os problemas humanos a ela relacionados: Cacau, Terras do sem fim e São Jorge dos Ilhéus.
Fonte:Revista Ervas e Saúde, Editora Escala, Ano II,Nº 3

Curiosidade - Hoje, comemorá-se o dia do cacau.

Seja sempre Feliz !!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário