domingo, 8 de janeiro de 2012

Miosótis, a Flor da Saudade.

As flores Miosótis também são conhecidas como “não se esqueça de mim”

Dizem que o miosótis é a flor da saudade...                              
                                                 

O Miosótis também é conhecido como Verônica. Presentear com essa planta pode representar uma bela declaração como, por exemplo: “meu amor por ti é sincero”. A forma das flores, com seus reduzidos tamanhos, sugerem simplicidade, humildade e união como condições acima de interesses materiais.


As flores Miosótis também são conhecidas como “não se esqueça de mim” ou ”não me esqueças” em várias línguas — non-ti-scordar-di-me, na Itália, forget-me-not na língua inglesa etc. São várias as formas de se explicar o seu nome, são diversas as lendas e estórias que passaram de pai para filho.


Em uma antiga e romântica lenda alemã, conta-se esse nome está relacionado à última frase de um cavaleiro que, tentando alcançar uma flor para oferecer para a sua companheira, por conta do peso da armadura caiu em um rio e se afogou. 



Em outra lenda, conta-se que o nome teria sido dado por Adão, ainda no Éden, que ao nomear as flores do jardim esquecera desta e, mais tarde, ao constatar que essa planta havia sido esquecida, deu-lhe então o nome de Miosótis como forma de compensação por seu esquecimento.


Uma terceira lenda, cristã e popular, diz-se que as flores dessa planta teriam ficado da cor azul quando a Virgem Maria lhes derramou lágrimas por cima. Na Europa há um folclore que costuma atribuir diversos poderes mágicos ao Miosótis, tratando-o, por exemplo, como chave mágica para tesouros enfeitiçados.











Fonte-http://lindas-flores.blogspot.com.br/

Foto-http://br.freepik.com/fotos-gratis/miosotis_646335.htm


Curiosidade : Hoje comemora-se:

    Dia  Nacional do Fotógrafo

Um comentário:

  1. Minha cor preferida.

    Não sabia que era a flor da saudade.
    Estou precisando de muitas Misótis.(risos)

    ResponderExcluir