sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Carambola

Olá, como vai ?
A carambola é originária da Ásia Tropical, da região da Malásia e parte da Indonésia. Segundo Pio Corrêa, apesar de nunca ter sido encontrada em estado silvestre, sua pátria deve ser, provavelmente, a Índia.
Desejo a você um lindo dia! 



Atualmente, a caramboleira é cultivada nos trópicos em ambos os hemisférios. De acordo com Ivo Manica, além do Brasil, onde se destacam alguns municípios do interior de São Paulo (como Mirandópolis, Cendral e Guaiçara) e estados nordestinos (do Vale do Rio São Francisco), constam como grandes produtores de carambola no mundo a Guiana, a Malásia e os Estados Unidos (nos estados da Califórnia, Flórida e Havaí).

No Brasil, a caramboleira parece ter sido introduzida em 1817, na região do Nordeste, mais precisamente em Pernambuco. Dali, a árvore teria se espalhado por todo o litoral brasileiro, podendo ser encontrada produzindo desde o Pará até o Rio Grande do Sul, em locais onde não ocorram geadas.

No Brasil, no entanto, de maneira geral, a carambola permanece sendo considerada como uma fruta de quintais e pomares caseiros.

Carambola
www.informacaonutricional.blog.br

Apesar do seu potencial comercial – tanto para o consumo ao natural como para a produção industrial de geleias e compotas -, o cultivo da carambola em grande escala ainda é bem menor do que poderia ser. O que é um desperdício, dadas as qualidades nutritivas e a generosidade da fruta e da fruteira.

Hoje, existem muitos cultivares de carambola em produção no mundo, gerando frutos de qualidades e tamanhos diferentes. Alguns deles, mais doces, são apropriados para o consumo ao natural e outros, mais ácidos, destinam-se à produção industrial, variando também de acordo com o mercado consumidor ao qual se destinam. Segundo Ivo Manica, os mercados asiáticos (especialmente Hong Kong e Cingapura), que são os maiores consumidores de  carambola do mundo, preferem os frutos maiores e maduros, enquanto os europeus escolhem as carambolas pequenas e levemente verdes.

A carambola tem muitos apreciadores cativos. Além do consumo ao natural, sozinha ou associada a outras frutas, presta-se à confecção de deliciosas geleias, doces (desidratados ou compotas), sucos, sorvetes e como ingrediente para coquetéis de sabor tropical e refrescante, sendo também ingrediente para saladas e molhos. Quando verde, elas podem ser conservas salgadas, do tipo picles, o que lhes confere um sabor exótico e uma aparência decorativa.

A fruta é bastante rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), contendo ainda vitaminas A e C, além de ser, também, fonte natural de ácido oxálico. Por efeito desse ácido, o caldo da carambola é usado, popularmente, para eliminar ou atenuar manchas de ferrugem em panos e em objetos de metal.

Alimento em forma de flor

A caramboleira é árvore ornamental, sobretudo na época da floração e da frutificação. Tanto a árvore como as suas flores e frutos possuem o dom da beleza e do encantamento.

Quando a caramboleira cresce e ganha idade, ocorre, às vezes, de seus galhos – bastante flexíveis e de espessa folhagem – tocarem o chão, quase escondendo o tronco. Antes de se transformarem em belos frutos, as pequenas flores da caramboleira, de cor violeta no centro e esbranquiçadas nas bordas, cobrem toda a árvore, ajuntando-se aos montinhos. Essas flores, além de encantar os olhos, são também agradáveis ao paladar, sendo utilizadas, em alguns países, como ingredientes e tempero de saladas.

http://2.bp.blogspot.com/-5zyRAYyud04/T0aRiUlC36I/AAAAAAAAA4k/Bj8BN0phK4k/s320/Carambola.jpg
Carambola, a fruta estrela


A carambola é uma fruta bonita, curiosa e diferente. Desde muito pequenina, como miniatura de cera, ela mantém a forma delicada que lhe é peculiar. Sempre com cinco gomos longitudinais bastante pronunciados, o fruto da caramboleira, quando cortado no sentido transversal, adquire o aspecto de uma perfeita estrela de cinco pontas. A coloração da casca vai do verde-claro ao amarelo-gema, dependendo do grau de maturação da fruta, dando a impressão de que ela é translúcida. A polpa da carambola é, em geral, abundante e de consistência rígida. O sabor da carambola pode variar muito, de árvore para árvore e de fruto para fruto, mas costuma ser adocicado quando amadurece e um tanto ácido e adstringente quando ainda verde.
Fonte-http://poderdasfrutas.com/categoria/carambola/


Curiosidade : Hoje,comemora-se:
  1. Aniversário da cidade de Santa Maria
  2. Dia do Atleta Profissional



Nenhum comentário:

Postar um comentário