sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cenoura

Olá, como vai?
Crua ou cozida ela é uma delícia. Vamos usar a criatividade e inserir esse legume no nosso cardápio!

Flores da cenoura

"Um dos ingredientes mais comuns na mesa dos brasileiros, a cenoura traz muitos benefícios para a saúde! Além de combinar com diferentes receitas, ela conta com fibras, potássio e vitamina A – todos essenciais em uma vida equilibrada e saudável. Quer saber mais sobre as vantagens do consumo desse legume?


Os benefícios da cenoura para a saúde
A cenoura é uma raiz comestível, de formato alongado e sabor levemente adocicado. É uma hortaliça de origem mediterrânea e do sudoeste asiático, que faz parte da família das umbelíferas (como o salsão e a erva doce). No Brasil, é uma das hortaliças mais cultivadas, principalmente de julho a novembro, período de clima mais ameno. Além de ser uma delícia, o consumo da cenoura é interessante por ser um alimento muito saudável! Ela tem um baixíssimo teor calórico, com 14 e 16 calorias em uma colher (sopa) crua ou cozida, respectivamente. Conheça outros nutrientes da cenoura: Compostos pró-vitamina A: Os chamados carotenoides, que no organismo formam a vitamina A, estão presentes nesse legume. Eles são essenciais para os sistemas reprodutivo e de defesa, além de promoverem a saúde da pele e olhos. Também possuem efeito antioxidante, protegendo o organismo de doenças. Menos da metade de uma cenoura cozida conta com 301 mg de pró-vitamina A. Isso equivale a 75% das necessidades diárias das crianças, 40% das mulheres e 33% dos homens. Potássio: Menos da metade de uma cenoura crua apresenta 30% das necessidades diárias desse mineral para uma criança, e 24% da recomendação para os adultos. O potássio é essencial para o equilíbrio do organismo. Fibras alimentares: São encontradas tanto na cenoura crua como cozida. Elas são importantes para a digestão, a saciedade (que diminui a sensação de fome) e para o controle dos níveis de colesterol.

Como incluir a cenoura no cardápio?


Por conta do sabor suave, a cenoura pode ser utilizada tanto em receitas doces como salgadas, como em um bolo de cenoura ou uma torta de legumes. Além disso, na forma crua você ainda pode consumi-la em sucos e saladas. Já cozida ela fica uma delícia como acompanhamento em pratos ou sopas. Isso sem contar que existem produtos industrializados que incorporam essa raiz nas receitas, para enriquecer o sabor e a composição nutricional. Basta usar a criatividade para inserir esse legume no cardápio diariamente!"

Fonte - http://www.saboremmovimento.com.br/os-beneficios-da-cenoura-para-a-saude/


Nenhum comentário:

Postar um comentário