sexta-feira, 25 de maio de 2012

Alho





Origem e propriedadesEmbora haja controvérsias, estudos indicam a Ásia como local de origem do alho. Usado em larga escala na culinária do mundo todo, é também conhecido pelas suas propriedades terapêuticas, como por exemplo, redução de níveis de colesterol e da pressão sangüínea. O alho (Allium sativum) é formado por um bulbo arredondado (conhecido como cabeça), composto de 10 a 12 dentes, envoltos por uma casca fina, que pode ser branca, rosada ou roxa. Seu forte aroma deve-se à presença da alicina (óleo volátil sulfuroso).

Dicas culináriasAo refogar o alho em óleo ou azeite de oliva não doure muito, para evitar que fique amargo. Se desejar um sabor mais suave na preparação, frite o dente inteiro em óleo quente e, em seguida, retire o alho e despreze-o. Para dar um sabor mais suave nas preparações que irão ao forno, corte um dente de alho ao meio e esfregue na parte interna da assadeira. A quantidade de alho a ser adicionada na preparação deve ser 0,5% do peso do alimento a ser elaborado. Assim, um pedaço de carne de 2 kg deve ser temperado com 10 g de alho (cerca de 2 dentes grandes). Devido ao seu sabor marcante é recomendado usar o alho somente numa das preparações de uma refeição, a não ser que seja adicionado em pequenas quantidades.
culinaria.terra.com.br


Receita de alho assado

Ele traz um sabor forte e picante, que tende ao adocicado quando assado e, quando usado sem exagero, pode dar um toque especial à sua mesa. Uma das minhas receitas prediletas é a de alho assado: é super fácil de fazer, saudável e fica uma delícia! Anote:
beneficios-do-alho-3.jpg iStockphoto/Thinkstock

Ingredientes

  • 3 alhos inteiros (calcule 1 cabeça de alho por pessoa)
  • Azeite de oliva extra virgemT
  • Tempero de sua preferência (sugestão: alecrim, mangericão, orégano, pimenta rosa, dedo de moça picado etc)
  • Papel alumínio

Modo de preparo

Pré aqueça seu forno por cerca de 15min (pode ser forno grande ou forninho elétrico). Enquanto isso, corte o topo das cabeças de alho, de forma que dê pra ver os dentes de alho. Coloque cada cabeça de alho inteira em um pedaço de papel alumínio e regue delicadamente com o azeite, tendo o cuidado de deixar todos os dentes de alho azeitados. Salpique com a erva fresca ou tempero de sua preferência e feche o papel alumínio, embrulhando cada cabeça de alho. Uma dica é fazer uma ponta com o papel alumínio para ficar mais fácil tirar o alho do forno.
Deixe no assando no forno a 175°C por cerca de 20 minutos (vai depender do seu forno). Passado este tempo, abra o topo do embrulho de papel alumínio e deixe o alho dourar por mais 10min.
Retire do forno, desembrulhe e sirva, o alho deve estar macio e cheiroso. Vai bem de entradinha servido com bruschetta, pães e torradas ou acompanhando pratos principais.
Gostaram das dicas, meninas? Agora que você já sabe os benefícios do alho, que tal implementar ele no seu dia a dia?
.imulher.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário