sábado, 19 de maio de 2012

Tamarillo




Tamarillo
Fruta tropical nativa dos Andes, lembra um tomate, o que a faz ser conhecida também como tomate japonês ou tomate de árvore. Com sabor agridoce, pode ser consumida in natura, em sucos, geleias e até em molho chutney para carnes. É rica em vitamina A e contém fitoesteróis, poderosos no controle do colesterol.
Foto: Getty Images

tamarillo, também conhecido como tomate de árvore pertence à família Solanaceae. Esta fruta é originária dos Andes e da América do Sul. O tamarillo tem formato oval, aproximadamente 8 cm de comprimento por 5 cm de diâmetro. Sua casca é grossa e seu sabor é amargo. Podemos encontrar o tamarillo nas cores: vermelho, laranja e amarelo, conforme a sua variedade. A massa que cerca a casca do tamarillo possui consistência firme, enquanto sua polpa interna é suave e suculenta, com um sabor agridoce. Suas sementes são pequenas e comestíveis.
O tamarillo é rico em fibras, fósforo, proteínas, ferro, cálcio, carboidratos, niacina, riboflavina e vitaminas A e C, que atuam no controle do colesterol. O tamarillo vermelho contém ainda licopeno, um antioxidante encontrado também no tomate convencional.
Na culinária, o tamarillo é utilizado para a preparação de saladas de frutas, geléias, compotas e em uma enorme variedade de doces. O tamarillo ainda pode ser consumido em pratos feitos com carnes e com sabores combinados.
O tamarillo, no uso medicinal, atua como um antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico e a visão. O tamarillo também é uma excelente fonte de pectina e é recomendado para dietas de emagrecimento, uma vez que tem baixo teor de calorias. Cada 100 gramas de tamarillo oferecem 30 calorias somente.

RECEITA

Drink de Tamarillo
Ingredientes: 2 tamarillos, 2 colheres de chá de açúcar, gelo picado e 1 dose de Vodka.
Preparo: Pique os frutos inteiros em cubos sem casca e preencha com ele 1/3 de um copo tipo Escandinavo. Coloque o açúcar e gelo picado até a metade do copo. Mexa delicadamente com uma colher bailarina sem abater os frutos. A base do copo vai ganhar um vermelho vivo, intenso e carregado, quase púrpura. Acrescente uma dose de vodka. O efeito visual é surpreendente. Você pode servir de duas maneiras: sem misturar (as duas cores vão ficar separadas) ou misturando as cores.
frugalfrutas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário