segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Butiá


Butiá

O butiazeiro é uma palmeira frutífera, com até 5 m de altura, não cultivada e pouco comum na natureza, nativa nos cerrados e cerradões do nordeste de Goiás, oeste da Bahia e noroeste de Minas Gerais. Possui tronco espinhoso, flores amarelas e sua palha é utilizada para fazer vassoura.
O fruto fibro-suculento dá em pencas e apresenta forma oval, de sabor ácido e coloração amarela quando maduro. A polpa, carnuda e bastante aromática, é consumida in natura na forma de suco e não muito
apreciados.
Fonte-http://dc105.4shared.com/doc/RqT8Mmd-/preview.html

Os espécimes cultivados no Paraná tem um alto teor de vitamina C, acidez total, ácido cítrico e málico e sólidos totais; enquanto os de Santa Catarina apresentam maior quantidade de glicídios redutores em glicose, sólidos solúveis, umidade e pH.

Afirmam os estudiosos que estas distinções podem ser explicadas pela localização geográfica destes estados, a modalidade da terra típica de cada um, o grau de exposição solar, o clima, a média da temperatura anual destas diferentes regiões, a forma como o solo é adubado, quanto de água possui cada fruto e o nível de adaptação do arbusto.

Butiá
Butiazeiro

O Butia é chamado comumente de Macumá ou de butiá-felpudo, por sua densa penugem vegetal de cor castanha. Seu caule é coberto por órgãos ou frações deles que envolvem outra parte da planta, conhecidos como bainhas, e por antigos pés de folhas, chamados pecíolos.

Butiazeiro (Butia capitata)
Flores do Butiazeiro

As folhas deste arbusto são revestidas por cores azul-esverdeadas e atingem até 2 metros de comprimento. Seus pecíolos normalmente apresentam, na parte inferior, frágeis espinhos. A disposição das flores nesta planta revela uma configuração ramificada, com ramos cerrados. As flores, amareladas, desabrocham de setembro a janeiro.

Suas frutas são minúsculas, tecidas no formato de um globo, igualmente amarelas e tornam-se maduras durante o verão. Elas são consumidas naturalmente e de sua polpa são fabricados o licor e o vinho. Da semente é aproveitado um azeite que pode ser perfeitamente utilizado na gastronomia. O tronco, de longa duração, é utilizado para a edificação de estruturas grosseiras. As folhas são largamente usadas na confecção de chapéus, cestos, cordas, entre outros produtos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Butiá
http://www.frutas.radar-rs.com.br/frutas/butia/butia.htm
http://pt.wikibooks.org/wiki/Livro_de_receitas/Aperitivo_com_butiá
http://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/rt/metadata/704/0
http://www.infoescola.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário