sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Suco de Tomate

Suco de Tomate



O suco do tomate é um poderoso agente no combate a obesidade e a outras doenças.

Alimento muito popular em todo o mundo e saboreado por muitos o tomate possui vários nutrientes e, ao contrário do que muitos pensam o suco do tomate conserva sim a maioria de seus nutrientes, além de ser muito saboroso.

Muitos pensam que o tomate é uma verdura, mas na verdade é uma fruta, de origem da América do Sul e que atualmente é cultivada em todo mundo. O tomate possui algumas variedades de espécies e pode ser encontrado em várias cores, porém a mais comum é o vermelho. Mas também pode ser encontrado nas cores verde, roxo e amarelo.

Os nutrientes do tomate

O suco de tomate e a fruta ao natural podem ser consumidos de diversas formas como saladas, sucos, além de servir como tempero e ser ingrediente essencial em muitas receitas. Além do sabor agradável o suco de tomate tem vários nutrientes e traz muitos benefícios à saúde, é um forte agente no combate ao excesso de peso, pois possui um baixo valor calórico e grande quantidade de água.

O suco de tomate ainda é muito rico em outros nutrientes como vitamina C, que além de ser uma importante aliada no combate às gripes, também possui nutrientes antioxidantes, ajudando assim na ação contra o envelhecimento, um tomate médio quando consumido cru tem cerca de 23 mg desta vitamina.

O suco de tomate também contém bastante vitamina A, que também um poderoso antioxidante e auxilia no crescimento do cabelo e ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico.

Além disso, o suco de tomate também é muito rico em fibras, que são nutrientes que garantem um bom funcionamento do sistema digestivo, também tem bastante potássio, que ajuda na distribuição de água pelo corpo e no relaxamento do organismo. Mas a conservação desses nutrientes na fruta depende de seu preparo e dos ingredientes adicionados,


Benefícios do Suco de Tomate

A fruta é apreciada por muitas pessoas, mas suco de tomate não é um dos mais preferidos das pessoas, mas o que muitos não sabem é que o suco é um forte agente no combate ao excesso de peso, pois auxilia na digestão e causa uma sensação de saciedade prolongada é como é composto em grande parte por água, tem um baixíssimo teor calórico.

O suco de tomate também estimula a secreção gástrica e aumenta o fluxo de sangue, o que acelera o metabolismo e também ajuda no combate a obesidade e combate a prisão de ventre.
Nutrientes do Suco de Tomate

Além disso, o suco do tomate conserva vários de seus nutrientes, dentre os principais:

Potássio;  Magnésio; Zinco;  Iodo;  Fósforo;  Ferro;  Vitamina A;  Vitamina C;    Licopeno.

Este último sendo um dos mais importantes, pois estudos comprovaram que o consumo desse nutriente está ligado à redução de risco de alguns tipos de câncer, dentre eles o de próstata que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o 2º tipo de câncer mais comum, atingindo cerca mais de 60 mil homens em 2012, entre estes 12 mil vítimas fatais.

O suco do tomate também é muito importante para a manutenção do sistema cardiovascular, estudos comprovaram que a ingestão de apenas 200 ml do suco por dia diminui as chances de desenvolver alguma doença cardíaca, a formação de coágulos sanguíneos e consequentemente torna os vasos mais fortes e tem apenas cerca de 30 calorias.

Porém a fruta tem que ser orgânica, ou seja, produzida sem agrotóxicos e similares. Este suco também é um diurético natural, pois é rico em água e estimula o metabolismo, além de possuir propriedades que são eficazes no tratamento de espinhas.

Porém é necessário tomar cuidado com a forma de preparo e com os ingredientes adicionados. Os sucos industrializados, por exemplo, contém ingredientes como sal, açúcar e conservantes, o que causa uma perda muito grande de nutriente. Devido a isso o mais indicado é o consumo do suco feito em casa e à base de frutas cultivadas organicamente.

 

Ingredientes
3 tomates grandes, maduros, sem pele e sem sementes
2 col. (sopa) de salsinha picada
1/2 col. (chá) de cebolinha verde picada
2 col. (sopa) de folhas de erva-doce
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Acrescente um pouco de água se ficar muito grosso. Sirva com cubos de gelo.

Fonte-http://boaforma.abril.com.br
Fonte-http://www.bemestaragora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário