sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Couve

Olá, como vai você?

A couve é rica em magnésio, que auxilia no relaxamento muscular e melhora a tensão e o  humor

Com baixo teor calórico e sabor único, a couve é uma aliada tanto no combate e prevenção da depressão quanto de outras doenças. Por ser rica em fibras, vitaminas (E, K e C) e minerais (cálcio, magnésio, fósforo, selênio etc.), além de ser fonte de luteína, betacaroteno, kampferol, quercetina e ácido éster hidrocinâmico, é um poderoso alimento antioxidante que atua sobre as células cancerosas e ativa a apoptose, ou seja, retarda o envelhecimento celular. 

Esses nutrientes também são responsáveis por alimentar as células e ajudam na homeostase, mecanismo que deixa o organismo em equilíbrio.

Couve Folha

O magnésio, em especial, auxilia no relaxamento muscular e melhora a tensão e o humor. É que esse nutriente ajuda na formação da serotonina, que é o neurotransmissor ligado ao bem-estar e à autoconfiança. Por isso, pessoas com falta de magnésio tendem a sofrer de irritabilidade ou ansiedade, nervosismo e até insônia — sintomas muito comuns em quem convive com a depressão.

Para aproveitar todos os benefícios da couve, escolha bem na hora de comprar: a cor deve ter um esverdeado intenso, sem aquele amarelo-castanho nas bordas, que caracteriza a oxidação. Se preferir, as versões congeladas também são saudáveis, pois as embalagens a vácuo garantem oxidação mínima. Especialistas sugerem o cozimento a vapor ou sob pressão para o preparo desse alimento, para garantir melhor aproveitamento dos benefícios. Quando for usar água, lembre-se: quanto maior for o tempo utilizado nesse processo, menor será a concentração de nutrientes. Use a mesma água para preparar outros alimentos, como arroz, aproveitando ainda mais seus benefícios. A couve combina com feijão, que é outro ótimo alimento contra depressão, pois, além de ser rico em ferro, também é fonte de triptofano, vitaminas do complexo B e ácido fólico, nutrientes que auxiliam no combate à doença.

Para trazer todos estes benefícios à sua saúde, aprenda a receita do suco:


Suco de Abacaxi com Couve-Manteiga e Hortelã

Ingredientes

100 g de abacaxi natural
40 g (1 folha grande) de couve-manteiga crua com talo
20 g de hortelã natural
100 ml água

Preparo

Higienizar o abacaxi e as folhas e colocá-las no liquidificador picadas e adicionar a água, bater e ingerir em seguida; se preferir, acrescentar gelo a gosto.

Publicado  por Ana Paula Ferreira
Texto: Revista Viva Saúde especial Depressão / Foto: Danilo Tanaka / Adaptação: Ana Paula Ferreira 



Nenhum comentário:

Postar um comentário