terça-feira, 4 de setembro de 2012

Flor de Sal, o “Ouro Branco” da Gastronomia

Olá, como vai?
Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre este ingrediente gourmet da gastronomia.

flor_de_sal_artesanal_francesa_chefsclub

 "A Flor de sal é um tipo de sal coletado na camada superior das salinas. Ele é retirado antes que se deposite no fundo, e forme o nosso conhecido sal comum. É nada mais do que a primeira camada do sal, a mais fina, que cristaliza na superfície por causa da evaporação. Sua extração não é tão simples, e é preciso ser feita manualmente, com um auxilio de pinça especial.


Com textura crocante, aspecto granulado, e superfície irregular, a flor de sal começou a ser extraída na era cristã pelos celtas. Os franceses são os responsáveis pela disseminação de seu uso nos tempos modernos. Além de ter uma extração trabalhosa, para cada 80 quilos de sal comum são retirados 3 quilos de flor de sal das salinas, e por isso possui um preço maior.


Flor de sal

O grande diferencial da flor de sal para o sal comum é o fato de ela ser retirada das camadas superficiais das salinas, e não passar por nenhum processamento. Logo após sua extração, ela fica exposta ao sol para secar, e depois é envasada. Por ser um produto 100% natural, possui mais nutriente (magnésio, iodo e potássio) que o sal comum.

A flor de sal é extremamente valorizada, é iguaria essencial para os chefs de cozinha, e por isso é conhecida na França como “Ouro Branco”. Por ser diferenciada, possui também um uso que difere do sal comum. A flor de sal deve ser usada apenas na finalização de um prato, pois se levada ao fogo, perderá seu sabor marcante e principalmente sua textura crocante. Muito mais concentrado que o sal comum, a flor de sal deve ser usada com moderação. Indicada para Brusquettas, Crostinis, Focaccias e na finalização de pratos e antepastos."

Fonte - http://www.petitgastro.com.br/flor-de-sal-o-ouro-branco-da-cozinha-em-todos-os-sentidos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário