domingo, 23 de setembro de 2012

Dia 23 de Setembro - Dia do Sorvete

Olá, como vai você?
Hum !!!!!!!!!!
Hoje é o dia nacional do sorvete...vamos entrar nesta fria?


Algumas teorias sobre a origem do sorvete

O primeiro relato vem do Oriente. Conta-se que há mais de 3.000 anos os chineses costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturada à neve das geladas montanhas daquele país – ou seja, um sorvete de arroz. Há quem diga também que os próprios chineses já misturavam a neve com suco de frutas e mel.

Quanto a misturar neve, suco de frutas e mel, há também quem afirme que o Imperador Nero, há cerca de 1.900 anos, ordenava que seus escravos fossem aos picos das montanhas buscarem neve para o congelamento de tal mistura. Algo bem parecido com as famosas raspadinhas aqui no Brasil.
Todavia, há relatos de que o introdutor do sorvete na Europa foi Alexandre, o Grande. Alguns historiadores atribuem o encontro do sorvete às suas viagens e conquistas no Oriente. Conta-se que o grande conquistador trouxe daquelas terras uma mistura de salada embebida em mel, armazenada em potes de barro que enterrados no chão coberto pela neve do inverno europeu, se mantinha conservada por longo período.

o-que-e-sorvete-3

Das histórias da chegada do sorvete na Europa, a mais conhecida e difundida é a que recorda o grande aventureiro italiano, Marco Polo. Afirma-se que no século XII ou XIV na volta de sua famosa viagem ao Oriente, o veneziano Marco Polo trouxe na bagagem, além do macarrão, uma receita para fazer sorvetes de água. Naquela terra o leite é adicionado às receitas e o sorvete passa a ter vários sabores.

Aos Estados Unidos, seus colonizadores (os ingleses) levaram na bagagem também a nova guloseima. Na terra do “tio Sam” o sorvete chegou através de seus colonizadores, os ingleses, e lá teve um dos seus momentos mais importantes: Em 1851 nasceu a primeira fábrica de sorvetes, produzido em larga escala, em Baltimore. Seu dono, o leiteiro Jacob Fussel, logo foi copiado em outras regiões do país, como Washington, Nova York e Boston. Em pouco tempo os americanos viriam a se tornar os maiores produtores e consumidores do mundo, marca que guardam até os dias atuais.

O Sorvete no Brasil 

O  sorvete chegou no Brasil através dos americanos. Um navio daquele país aportou no Rio de Janeiro em 1835 com 270 toneladas de gelo. Nasce então a primeira sorveteria brasileira através de dois comerciantes que compraram o tal carregamento de gelo e passaram a vender sorvetes de frutas.
Todavia, apenas em 1941 o sorvete passou a ser produzido em escala industrial no Brasil, quando foi fundada, na cidade do Rio de Janeiro, a U.S. Harkson do Brasil, nos galpões da falida fábrica Gato Preto. A fábrica, já com o selo Kibon, iniciou sua distribuição em 1942 com seus carrinhos espalhando-se pelo Rio, e, logo depois, pelo país inteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário