sábado, 6 de outubro de 2012

Gila, fruta que se assemelha a uma melancia


Uma fruta chamada Gila


Os moradores de Bom Jesus adotaram uma fruta pouco conhecida como símbolo da cidade: a gila. No povoado de 12.000 habitantes, que costuma registrar temperaturas negativas no inverno, são raras as pessoas que nunca ouviram falar da gila. Porém, basta sair da cidade para a fruta se tornar desconhecida do público.
A gila é uma espécie de abóbora, de nome científico Cucurbita ficifolia, e se assemelha externamente a uma melancia. Mas ao abri-la, seu interior consiste de uma polpa branca e fibrosa, com sementes grandes e escuras. A fruta provém de uma planta perene, trepadora, com folhas manchadas de branco. A gila, que é conhecida desde a infância de muitos moradores idosos da cidade, se perpetuou pelos quintais das casas em Bom Jesus sem ter sido plantada. Aliás, muitos acreditam que as sementes não devem ser plantadas e sim jogadas sobre a terra para ocorrer a germinação.
Nos restaurantes de Bom Jesus é comum ver doces feitos de gila servidos como sobremesa. Já nos supermercados, é possível encontrar a fruta in natura ou pequenos pacotinhos com bombons de gila.
brasilsabor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário