sábado, 17 de novembro de 2012

Galinha Cheia, receita da escritora Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz: "Na minha terra, me sinto uma cabocla nordestina e feliz"

Rachel de Queiroz...primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras...

Galinha Cheia

(Texto original da escritora)

"Mata-se uma galinha gorda(se for magra não serve), depena-se, catam-se bem todos os canhões. Há cozinheiras que gostam de lavar a galinha com água e sabão, depois de depenada e estripada. Dizem que é para tirar a inhaca, já que ela não vai ser cozida, mas simplesmente assada.

Com os miudos da galinha, pedaços de toucinho e muitos temperos (alho, cebola, coentro e cebolinha cortados bem miudos), faz-se uma fritura, carregando um pouco nos pedaços de toucinho, bem tostados. Essa mistura servirá de base para a farofa do recheio.

A galinha, que deve ter sido tão bem limpa por dentro quanto por fora, e que deve ter ficado algumas horas na vinha-d'alhos, é costurada no traseiro e no pescoço,  deixando-se apenas uma abertura à  altura do papo para a introdução do recheio, que é composto, como já  foi dito, pela fritura dos miudos, temperos e farinha de mandioca peneirada.

Cheia a galinha com essa farofa, termina-se de costurar a abertura; unta-se a ave com gordura e leva-se ao forno para assar, regando-se frequentemente com a gordura da assadeira (se essa gordura for insuficiente, pode-se usar, com moderação, o lí­quido da vinha-d'alhos). Deixa-se assar lentamente até que toda a ave esteja dourada por igual."

A escritora Rachel de Queiroz lembra como eram as comemorações de fim de ano no sertão cearense na época de sua infância e sugere pratos simples da região para a mesa do Natal

Texto Janice Kiss

Fonte - Globo Rural
http://archive.today/8I0Tz

Nenhum comentário:

Postar um comentário