segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ossau-Iraty

Ossau-Iraty


Quando eu era uma menina pequenina pouco que foi enviado para vacances colônias de (o equivalente francês do acampamento de verão, exceto que ele pode estar em qualquer estação do ano), uma ou duas vezes por ano, durante as férias escolares. Ambos os meus pais trabalharam e nós, as crianças tiveram férias muito mais do que eles fizeram, assim Partir en colo era uma boa maneira para nós para respirar ar fresco e fazer novos amigos em vez de ficar na cidade. Para dizer a verdade eu não gosto tanto assim - Eu sempre fui um pouco individualista e eu odiava ser cattled por aí com um monte de outras crianças. Para piorar a situação, o espinafre foi muitas vezes no menu e havia uma pele sobre o leite que serviu para <shudder> café da manhã.
Mas uma coisa que eu lembro com muito carinho foi que quando o colonie estava em algum lugar nas montanhas, que geralmente tiveram a oportunidade de visitar o localqueijeiro . Enquanto a maioria das outras crianças escolheu ir de caiaque em vez disso, ou escalada de montanha ou alguma atividade como horrendo, eu sempre optar pelo queijo, como eu era fascinado pelos grandes caldeirões de leite espremido na hora, o gigante requeijão pentes, o interminável linhas de Tommes de Savoiepassando o tempo em prateleiras de madeira no porão frio, eo cheiro geral ea magia do processo.
Eu nunca perdi essa sensação de maravilha, e queijeiros artesanais continuam a ser uma visita obrigatória onde quer que eu vá. Estar no País Basco com Maxence, nós simplesmente não poderia deixar de visitar uma fazenda que produzia Ossau-Iraty , um tradicional ovelhas leite de queijo com sabores intensamente aromáticos e não muito nítida, e uma textura suave, mas um pouco frágil. É delicioso por conta própria (como a maioria pressionado queijos, ele realmente não precisa de pão em tudo), mas o companheiro tradicional é geléia de cereja preta, de preferência a partir da aldeia vizinha de Itxassou .Historiadores de queijo (o que métier maravilhosa) nos dizem que Ossau-Iraty pode ser rastreada até mais de 2.000 anos atrás, e foi premiado com um AOC em 1980: este define a área específica e exclusiva em que ele pode ser produzido e dada a denominação (entre o vale Ossau e a floresta Iraty), bem como um conjunto estrito de regras a seguir durante a produção e maturação do queijo.
A fazenda que visitamos (logo depois de bater as cavernas pré-históricas de Isturitz legais e Oxocelhaya) foiLa Fromagerie Agerria em Arberoue d'Saint-Martin. Os proprietários são um casal jovem que só recentemente começou a produzir Ossau Iraty-na fazenda da família - que eles usaram a força de alimentação de patos e produzir leite de ovelha para um cliente industrial, mas era um trabalho muito para gratificação muito pouco.Quando eles começaram, em vez de tentar distribuir o seu queijo através de lojas e mercados, eles decidiram que iria ficar para vente directe , vendendo exclusivamente para os visitantes, atraídos por alguns sinais bem colocados na estrada ea oferta de um tour gratuito (e degustação).
O passeio, realizado por ambos os proprietários, por sua vez, foi divertido e muito instrutivo: levou-nos dosestábulos para a sala de ordenha para a sala de produção (visto através de uma janela de vidro, por razões óbvias de higiene) e, finalmente, a adega de envelhecimento , sendo nós disse sobre a rastreabilidade de dieta das ovelhas, seus ciclos de reprodução, o processo de fabricação de queijos real, e os cuidados diários com o qual as rodadas preciosas de queijo são lavados com soro de leite, capotou para garantir até mesmo o envelhecimento, e canções de ninar cantada para, pelo menos, de três a quatro meses.
Como prometido, o passeio terminou com uma degustação de pouco, e nós rapidamente comprou umavolta inteira para levar para casa (o número que está escrito nele é a data de produção - 10 de junho, no nosso caso). Sim, estou ciente de que este é de dois quilos de queijo, mas desde nós que viajam seria realmente muito melhor manter todo, você vê?
E se você estiver na área, eu recomendo comer em um restaurante fabuloso chamado Manechenea : uma terrina grande lebre, truta captados localmente com pimenta verde, torrado Palombe (pombo torcaz me disseram) com batata frita excelente, e uma imagem perfeita gâteau basque (veja imagens no moblog ). E se depois de que você precisa para se deitar (eu não vou te culpar), reservar um quarto no grande chambre d'hôte (a B & B se você) nas proximidades, o Jauregia Maison - uma bela casa do século 16 com uma escada de madeira de carvalho monumental, grandes salas de acolhimento (o mesmo pode ser dito sobre as banheiras), e os proprietários extremamente tipo.
http://chocolateandzucchini.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário