quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Maceio-AL

Aniversário da cidade - 05 de Dezembro.

Dona de mar esverdeado, Maceió tem uma das orlas mais bonitas do Nordeste.

bandeira Alagoas
Bandeira de Alagoas

Maceió, a capital de Alagoas, apresenta uma das orlas mais bonitas e organizadas do Nordeste. Basta caminhar alguns minutos nas praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca para comprovar tal afirmação graças ao mar de tom esverdeado, água cristalina, piscinas naturais, areia fofa, coqueirais, restaurantes, quiosques e completa infraestrutura.

Pacotes e Passagens aéreas para Maceió - Vista geral da orla de Maceió
Vista geral da orla de Maceió
Descubra todas as incríveis facetas da região caminhando no calçadão, ponto de encontro de casais e famílias inteiras, principalmente nos fins de tarde. Se preferir conhecer a fundo o litoral alagoano, as piscinas naturais formadas na praia de Pajuçara permitem explorar a vida marinha nas barreiras de corais localizadas a dois quilômetros da orla. Aproveite o que a cidade oferece de melhor. Caso seu objetivo seja ter um verdadeiro banho de cultura, não deixe de conhecer o Museu Théo Brandão e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Parque Memorial Quilombo dos Palmares
Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Museu Théo Brandão
Museu Théo Brandão


Apesar da extensa lista de atividades, as praias continuam sendo os principais atrativos da região. Sendo assim, a maior parte dos hotéis em Maceió está localizada a poucos metros do mar. 
Os principais atrativos da cidade de Maceió são as praias. Os destaques são as de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, com água cristalina e até piscinas naturais.


Praia de Ponte Verde
Praia de Ponte Verde
Praia de Jatiúca
Praia de Jatiúca

Praia de Pajuçara
Praia de Pajuçara


Os sabores de Maceió são originários de uma gostosa mistura trazida por índios, portugueses e africanos. O resultado desta miscelânea consiste em irresistíveis tapiocas e seus infinitos recheios, as delícias feitas a partir da carne de sol, peixes fritos, o tradicional caldinho de sururu (tipo de molusco) e os demais frutos do mar. 

Assim como a gastronomia, o artesanato local também é diversificado. Artistas ofertam vasos de cerâmica, bordados, redes e itens feitos de palha. Aproveite a oportunidade e adquira um autêntico exemplar de filé, uma renda tipicamente alagoana. 

Caminho de Renda Filé

Estas e outras opções de lembrancinhas da viagem a Maceió podem ser encontradas no Shopping do Artesanato ou na Feira do Artesanato.

Feirinha de artesanato de Pajuçara - Maceió - AL by <a href='http://www.panoramio.com/photo/43227798' target='_blank'>Enio</a>
Feirinha de artesanato de Pajuçara


Shopping do Artesanato

Curiosidades sobre Maceió

Berço de ouro
O que o cantor Djavan, o ex-jogador Zagallo, o escritor Graciliano Ramos e o cineasta Cacá Diegues têm em comum? Todos eles nascerem na cidade de Maceió. Já a escritora Clarice Lispector, nascida na Ucrânia, morou na capital de Alagoas logo após ter vindo da Europa.

Muita fé
Alguns historiadores relatam que a Nossa Senhora dos Prazeres se tornou padroeira de Maceió após ter atendido ao pedido de um senhor de engenho para evitar um iminente naufrágio. Agradecido, ele teria trazido de Portugal uma imagem da santa venerada pelos moradores locais.

Fruto do engenho

Os engenhos de açúcar criados no século 17 foram os responsáveis pelo desenvolvimento de Maceió. Após exportar o produto, a cidade passou a vender fumo, couro, coco e especiarias. Com tanta prosperidade, o povoado se transformou em vila e, no ano de 1839, se tornou capital de Alagoas.

Fonte - http://www.cvc.com.br/destinos/brasil/maceio




Nenhum comentário:

Postar um comentário