sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Rio Branco-AC

Aniversário da cidade - 28 de dezembro.


bandeira Acre
Bandeira do Acre
Capital do estado do Acre, é uma cidade eclética na mistura de seu povo, suas crenças e seus costumes. Sofreu forte influência indígena e nordestina durante o processo de povoamento, o que resultou em um povo extremamente hospitaleiro. Visitar Rio Branco é conhecer sua história, o folclore, o jeito especial de ser de seu povo e ficar encantado com o rico artesanato, os pratos típicos e os doces caseiros, além das saborosas frutas regionais. É a marca do passado que encanta o presente. Rio Branco oferece várias opções de lazer, com bons hotéis,restaurante de comidas típicas regionais, locadoras, agências de viagem, diversos bares e boates, cinemas, lojas de artesanato e galerias comerciais.
 

 

 
Por ser uma região de muitos rios e lagos, o Acre tem o peixe como um ingrediente importante na sua culinária regional. Entre as espécies mais apreciadas, estão o filhote, o tambaqui e o Pirarucu. Uma receita tradicional na região Norte, principalmente em Manaus, o pirarucu à casaca também é muito apreciado no Acre, que faz a pesca manejada do peixe. Na receita original, o pirarucu e os demais ingredientes são dispostos em camadas, sendo uma delas de farinha d’água. A receita a seguir é uma adaptação, feita pelo restaurante Ofélia Food, para agradar também aos clientes que não podem comer farinha. 
 
 Pirarucu à Casaca
 
 

 
Ingredientes:

1 colher de manteiga

2 colheres de sopa de alho batido no liquidificador

2 cebolas picadas

10 pimentinhas de cheiro

1 colher de sopa de colorau

Modo de fazer:

Coloque todos esses ingredientes em uma panela, refogando bem até fritar a cebola. Depois, acrescente o pirarucu, já escaldado para a retirada do sal e desfiado. Acrescente uva passa à gosto, e duas bananas fritas cortadas em cubos. Sirva com arroz branco.

Dica: Se você preferir pode seguir a receita tradicional. Ao invés de misturar todos os ingredientes na panela vá colocando em um pirex, alternando as camadas. Primeiro forre a travessa com bananas fritas, cortadas em fatias. Depois coloque o pirarucu refogado com a cebola e os demais temperos, uma camada fina de farinha d’água. Repita os ingredientes até finalizar com as bananas. 
 
Fonte -www.ac.gov.br
 




 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário