domingo, 27 de janeiro de 2013

Avocado

O México, cujo ícone da culinária é o guacamole, é o maior produtor e consumidor da fruta. 

 
Avocado


O avocado é uma variedade do abacate. A maior diferença em relação ao seu parente próximo em nome, sabor e aparência é a quantidade calórica. O avocado é mais magro: contém 10% de calorias a menos do que o abacate. Também é menor e sua polpa é verde-amarelada. Além disso, custa o dobro do preço da fruta tradicional.
Originário da Califórnia, o avocado foi trazido ao Brasil em 1975 pelo engenheiro agrônomo Paulo Roberto Leite de Carvalho. Atualmente, a Fazenda Jaguacy vende cerca de duas mil toneladas por ano do fruto para 20 estados brasileiros e mais de 20 países. As condições climáticas do Brasil não possibilitam a produção do avocado no verão. Portanto, ele só é encontrado de fevereiro a maio, na variedade fuerte, que apresenta casca lisa e verde, ao amadurecer, e formato alongado. E, de maio a outubro, na variedade hass: casca rugosa, que ao amadurecer torna-se roxa, e de formato arredondado.
revistavivasaude.uol.com.br










Muito confundido com o abacate, o avocado é um alimento funcional muito nutritivo e com componentes que contribuem para ter pele saudável, saúde nos olhos, previne infecções e até auxilia até em problemas de impotência sexual.

Essa fruta possui gordura insaturada (vegetal) e componentes biologicamente ativos como fitoestérois - substância capaz de inibir a absorção e síntese do colesterol; e por conter fibras, além de prevenir doenças como o câncer de cólon e auxiliar o funcionamento do intestino, dá sensação de saciedade, o que leva a pessoa a comer menos.

Ao contrário do que se pensava, esta gordura ômega 9 presente no avocado é umas das mais importantes auxiliadoras no emagrecimento, pois diminui o estado inflamatório do organismo. Já está cientificamente comprovado que a obesidade é uma doença inflamatória assim como diabetes, hipertensão, depressão, artrite, celulite etc.
perolasdadegustacao.blogspot.com.br

A agrônoma Tatiana Cantuarias-Avilés, que presta consultoria técnica para produtores de abacate, explica que a denominação "avocado" é estratégica. "Se a fruta for apresentada no Brasil como abacate, o consumidor não vai querer consumi-la de maneira diferente da que ele está acostumado. Mas se o produto for difundido como avocado, será uma novidade e novas formas de consumo poderão ser exploradas", acredita. Além do formato mais redondo e da casca escura e dura, a principal diferença do avocado em relação ao abacate "manteiga" é o teor de óleo. "O hass tem de 20% a 30% de óleo, ante 3% a 5% de óleo do abacate manteiga, que tem mais água", diz.
estadao.com.br




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