sábado, 26 de janeiro de 2013

Pimenta rosa


...muitas vezes confundida com a pimenta-do-reino, não pertence à família das pimentas. Trata-se de uma fruta...  


Pimenta rosa
   O caso da pimenta-rosa é comum para nós brasileiros, exportadores e importadores de nossos produtos.  A pimenta-rosa é fruta da aroeira-mansa, árvore nativa do Brasil, Argentina e Paraguai. Seu caule é tortuoso e a casca escura e fissurada. As folhas alcançam de 8 a 12 centímetros.  As flores são pequenas, branco-esverdeadas, muito atrativas para abelhas. As frutas são pequenas, esféricas, rosadas a avermelhadas. Antigamente, eram somente exportada para a França,  onde a pimenta-rosa faz enorme sucesso como especiaria e elemento paisagístico – tipo cerca-viva!  Há pouco, passou a frequentar as boas receitas da culinária brasileira.
O curioso é que a pimenta-rosa (Schinus terebinthifolius), muitas vezes confundida com a pimenta-do-reino, não pertence à família das pimentas. Trata-se de uma fruta  que apresenta um mix especial: sabor levemente adocicado e ardência bem delicada.
A pimenta-rosa combina tanto em preparações salgadas como doces. É usada em molhos para medalhões de filé mignon grelhado ou sorvetes de frutas, musses. Da aroeira você pode extrair madeira, própria para moirões  óleos fitoterápicos:  cicatrizantes, balsâmicos, depurativos.
armazemdasespeciarias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário