sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Amora ou Framboesa

....voccê sabe diferenciar amora de framboesa?
A framboesa é um fruto de centro oco enquanto a amora é um fruto com polpa homogênea



     

A framboesa é um fruto de centro oco enquanto a amora é um fruto com polpa homogênea.


A amora é um fruto vermelho, mas pode variar segundo a espécie.Algumas amoras chegam a ficar quase preta quando estão maduras. A amora é um fruto que pode ser cultivado em todo o Brasil, pois se adapta bem a qualquer tipo de solo. A amora vem de uma planta chamada amoreira, original da Ásia. Possui muitas folhas que proporciona uma sombra muito agradável.
A amora é um fruto rico em vitamina C que dá ao organismo humano muita resistência para os ossos, dentes e vasos sanguíneos além de prevenir contra doenças. É bastante usada no tratamento de aftas, amigdalite, bronquite, queda de cabelo, catarro, diarréia e doenças nas cordas vocais.

A framboesa por sua vez, é bastante confundida com a amora. A framboesa é um fruto vermelho vivo que também pode ficar quase preta quando muito madura. A framboesa é um fruto de centro oco enquanto a amora é um fruto com polpa homogênea. A framboesa para ser cultivada necessita de cuidados específicos como na temperatura que não deve ser maior que 7ºC.


A framboesa vem de um tipo de planta que precisam ser desmanchadas e levadas para um outro local definitivo para que haja o cultivo do fruto. É preciso o uso de adubos químicos para reparar a acidez das touceiras. As framboesas possuem proteínas, vitaminas A, B1, B5, C, cálcio, fósforo e ferro. A framboesa é usada no tratamento de inflamações como inflamação nas gengivas, garganta, prisão de ventre, reumatismo, doenças do fígado, doenças dos rins, hemorróidas e doenças com febre.

Tanto a amora quanto a framboesa são usadas na preparação de doces, geléias, compotas, iogurtes entre outros. Podemos perceber então, que existem diferenças visíveis entre amoras e framboesas tanto nas características como no uso medicinal. Mas, podem ser usadas para o mesmo fim em produtos alimentícios.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola



Nenhum comentário:

Postar um comentário