sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cambuci

O cambuci é bom mesmo para o preparo de sucos, geleias, doces em calda e ainda serve para aromatizar sorvetes. Também pode entrar como componente de bebidas alcoólicas, como licores e em infusão em cachaça, um uso que já era adotado pelos colonizadores, séculos atrás.
revistagloborural.globo.com


cambuci ou cambucizeiro é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção. Antigamente abundante na cidade de São Paulo, deu nome a um de seusbairros tradicionais.
O nome cambuci é de origem indígena e deve-se à forma de seus frutos, parecidos com os potes de cerâmica que recebiam o mesmo nome.
O fruto é uma baga lisa, achatada, de cor verde mesmo quando maduro, de polpa carnosa doce-acidulada.
Em alguns pomares domésticos ainda se cultiva essa fruta, cujos frutos são consumidos principalmente na forma de suco. Também se prepara a cachaça-com-cambuci, aguardente aromatizada com a fruta em infusão.
wikipedia.org


Geleia de Cambuci
Geleia de cambuci
6 cambucis grandes
2 xícaras de água
3/4 de xícara de açúcar
Cubra os cambucis com água e leve ao fogo. Deixe cozinhar até que fiquem bem macios e se despedaçando. Passe por peneira bem fina sem apertar para que o sumo fique límpido. Coloque o sumo e o açúcar na panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar, retirando a espuma que se forma na superfície. Mexa de vez em quando até dar o ponto de geleia. Para saber o ponto, levante um pouco da calda com uma colher de pau - a última gota deve ficar pendurada e se solidificar no ar. Outro jeito de saber é colocando um pouco da calda num pires gelado. Deixe esfriar um pouco e empurre com o dedo - deverá formar ondas. Coloque a geleia ainda quente sobre um vidro aferventado por 10 minutos e seco no forno. Geleia quente, no vidro quente. Apoie por cima a tampa (também aferventada e seca), sem rosquear e espere sair todo o vapor. Quando estiver fria, rosqueie a tampa e conserve o vidro na geladeira.
come-se.blogspot.com.br



Bolo de cambuci

  • 2 cambucis sem casca
  • 200 ml de leite
  • 2 ovos inteiros
  • ½ copo de óleo
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher bem cheia de sopa de fermento

Geleia

  • 5 cambucis sem casca
  • ½ litro de água
  • 250 gramas de açúcar

modo de preparo

Bolo

Comece colocando o cambuci e o leite no liquidificador. Bata até dissolver as frutas. Depois, coloque os dois ovos, o óleo e o açúcar e bata mais um pouco. Acrescente metade da farinha e misture bem no liquidificador.
Em seguida, despeje o creme na tigela e coloque o resto da farinha com o fermento. Mexa agora com uma colher.
Coloque o creme em uma forma untada com manteiga, leve ao forno e deixe assar em temperatura alta por 30 minutos. Enquanto isso prepare a geleia, que será a cobertura do bolo.

Geleia

Coloque os cambucis e a água no liquidificador e bata bem. Despeje em uma panela e leve ao fogo. Acrescente o açúcar e deixe apurar por 30 minutos.
Com o bolo já assado, faça alguns furos e jogue a geleia por cima.
tvg.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário