terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ouricuri






FRUTO elíptico, amarelo-esverdeado e coberto por leve penugem marrom, de 2,5-3 cm de comprimento, com polpa adocicada, fibrosa e carnuda, dotado de uma única semente.
USO/OUTRAS UTILIDADES O palmito, o fruto e a amêndoa são comestíveis, a semente é usada no artesanato regional. Das suas folhas, são confeccionados sacolas, chapéus, vassouras, espanadores etc. Também se extrai cera das folhas para o fabrico de papel carbono, graxa para sapatos, móveis e pintura de automóveis, sendo considerada equivalente à cera da carnaubeira. Das amêndoas se extrai óleo para sabão e para proveito da culinária local. O resíduo obtido com a extração do óleo origina uma torta também comercializada, que serve como alimento para animais. Várias são as partes empregadas para fim medicinal: o ¨leite do ouricuri” é indicado para o combate de micoses, para a cicatrização de feridas e para tratamento de inflamação ocular, na forma de colírio natural; e o chá da raiz do ouricuri é indicado para o tratamento de dores na coluna vertebral.


Regina Casé desbrava Alagoas e no Pontal do Coruripe conhece mulheres que sobrevivem do artesanato feito com a palha do ouricuri, as artesãs fazem bolsas, cestos, e os mais variados objetos a partir da palha desta palmeira que é tão generosa. As mulheres têm a sabedoria de preservar a árvore, arrancando as folhas sem prejudicá-la. O que torna este trabalho ainda mais nobre é o fato do ouricuri quase ter desaparecido e graças a um projeto de recuperação, poder continuar enfeitando as matas e sustentando as famílias. 
umpedeque.com.br

A comunidade, que compreende 400 famílias (cerca de 2.000 pessoas), na área conhecida como Diamantina do Sertão, uma região semi-árida no Estado da Bahia, produz principalmente mel e planta ouricuri - uma palmeira nativa da região - que dá uma castanha do tamanho de uma avelã. A comunidade também produz vários tipos de fruta, leite, carne, produtos da pesca e queijo. O interior do ouricuri é usado na culinária: pode ser comido cru, fervido ou torrado. A palmeira também produz um óleo que é usado em muitos pratos típicos brasileiros. O mel orgânico é produzido por abelhas que se cruzaram com abelhas africanas e por abelhas mandaçaia (que são nativas do Brasil). Após a coleta, o mel é centrifugado, colocado em vidros e comercializado localmente pelos próprios apicultores ou através de cooperativas.
.slowfoodbrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário