segunda-feira, 18 de março de 2013

Bacalhau à João do Buraco

Bacalhau à João do Buraco


Delicie-se com esta receita de “comer e chorar por mais”. Rica nos alimentos que a compõem e de sabor delicioso, este bacalhau é ideal para fazer quando der um almoço para amigos. Surpreenda-os!

Ingredientes:

600 g de lombos de bacalhau demolhados

4 cebolas grandes

1,5 dl de azeite

250 g de camarões

1,5 kg de amêijoas

Obs.: Amêijoa é a designação comum dada a vários moluscos bivalves, de várias famílias da ordem Veneroida, essencialmente dos Lucinidae, dos Cardiidae e Veneridae. Muitos são utilizados na alimentação humana. No Brasil são mais conhecidas pelo seu nome em italiano: vongola, no plural vongole, ambas com tônica na primeira sílaba (proparoxítonas).

1 ramo de salsa

Pimenta-preta q. b.

Puré de batata

1 kg de batatas

50 g de manteiga

Leite quente q. b.

2 claras

Molho amarelo

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de farinha

7,5 dl de leite quente

2 gemas


Num tacho grande, ferva água e escalde o bacalhau. Escorra-o, lasque-o e reserve. Corte as
cebolas às rodelas. Aqueça o azeite e salteie a cebola até ficar loura. Num outro tacho com água a ferver, coza as batatas com a casca para fazer o puré.

Enquanto as batatas cozem, faça o molho. Derreta a manteiga, polvilhe-a com a farinha, adicione
gradualmente o leite quente e mexa sempre até o molho ganhar alguma consistência. Por fim, incorpore as gemas, mas não deixe ferver para não talhar.

Coza os camarões e abra as amêijoas. Descasque os camarões e retire o miolo das conchas das amêijoas.

Descasque as batatas ainda quentes e esmague-as no passe-vite ou com o esmagador de batata. Leve o puré ao lume juntamente com a manteiga e, mexendo sempre, vá acrescentando leite quente até obter um preparado homogéneo. Bata as claras em castelo e junte-as ao puré.

Pique a salsa. Num tabuleiro refractário que possa ir à mesa, disponha a cebola alourada, cubra com o bacalhau às lascas e a salsa picada e tempere com pimenta-preta. Disponha por cima o miolo das amêijoas e os camarões, regue com o molho e cubra com o puré de batata. Leve ao forno aquecido a 200°C para alourar.

A batata ideal

Quando fizer puré de batata, coza as batatas com casca para evitar que absorvam água e fiquem empapadas. Descasque-as e esmague-as ainda quentes. As batatas dividem-se em dois tipos: as mais farinhentas (colhidas na fase final de maturação - entre Junho e Outubro) e as mais húmidas, as batatas novas (apanhadas antes de estarem completamente desenvolvidas - entre Março e Junho).
Para purés e para fritar, prefira as espécies mais farinhentas; para cozer, as mais húmidas são ideais, uma vez que não se desfazem.

Curiosidades: O João do Buraco, alcunha de João Pereira, foi, segundo consta, proprietário de um restaurante ou casa de pasto na Cidade Invicta.

Preparação: 45 minutos

Confecção: 50 minutos

Receita para 6 a 8 pessoas

Nutrientes por dose

Calorias: 546

Proteínas: 35 g

Gorduras: 27,9 g (7.2 g de gorduras saturadas)

Hidratos de carbono: 40 g

Fibras: 3,7 g

Fonte - http://www.seleccoes.pt/bacalhau_%C3%A0_jo%C3%A3o_do_buraco

Nenhum comentário:

Postar um comentário