sábado, 9 de março de 2013

Orgâncos - o que são esses alimentos?


o-que-sao-alimentos-organicos.jpg
Vamos tirar a limpo de uma vez por todas: você sabe o que são alimentos orgânicos? Hoje o IMulher vai dar uma aula de saúde e te explicar tudo sobre eles. Alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem agrotóxicos e que utilizam em sua produção técnicas que respeitam o meio ambiente e que não utilizam produtos que possam fazer mal a saúde de quem os consome. Isso inclui verduras, legumes, frutas, hortaliças, produtos de origem animal, grãos e todos os seus derivados como por exemplo pão, açúcar, café, vinho, leite, mel, arroz, feijão, farinha etc.
Aliás, quando falamos de derivados animais e carnes orgânicas, significa que os bois, aves, porcos e animais de abate (e seus derivados como leite, ovos, queijo etc) não recebem antibióticos, hormônios ou anabolizantes (que, acredite, é a prática normal). Assim como contamos dos tudo sobre alimentos integrais, vamos explicar em um guia prático os benefícios dos orgânicos para o nosso bem-estar. Confira!

Alimentos orgânicos: mais nutritivos e duráveis

O resultados de uma produção sem venenos e medicamentos é de alimentos mais nutritivos e saudáveis, de sabor mais forte e maior resistência. Uma rúcula orgânica, por exemplo, costuma durar tranquilamente uma semana (as vezes mais) na geladeira e tem o cheiro característico da folha --ao contrário da cultivada com agrotóxicos, que normalmente já começa a murchar em 2 ou 3 dias e quase não tem odor.
Um detalhe importante mas que costuma confundir muita gente é que alimentos orgânicos não significa livre de bactérias ou sujeiras. Os legumes, verduras e hortaliças orgânicos precisam ser bem lavados e limpos, de preferência com aquelas gotinhas que ajudam a desinfetar os alimentos. A diferença é que essa mesma limpeza desinfeta os alimentos não-orgânicos mas não consegue tirar o agrotóxico, que já faz parte do alimento.

Cada dia mais baratos

o-que-sao-alimentos-organicos-5.jpg iStockphoto/Thinkstock
Há alguns anos, os alimentos orgânicos tinham um obstáculo duro de ser ultrapassado: o preço. Chegavam a custar 3X ou 4X mais que os alimentos comuns, com agrotóxicos, por conta da produção menor, mais artesanal e portanto mais cara.
Hoje os preços já baixaram bastante, em alguns casos custam exatamente o mesmo que os alimentos comuns. O preço um pouco mais salgado ainda existe em produtos de cultivo mais complexo como as frutas e o tomate, mas aos poucos, com o aumento da demanda por este tipo de alimento, os custos vão baixando.
Ou seja, quanto mais gente comprar mais barato vai ficar. Até lá, uma boa forma de mesclar orgânicos e normais é preferir todos os alimentos que se comem crus e com casca na forma de orgânicos (como salada, tomate, uva, morango) e comprar a forma tradicional para alimentos que consumimos sem casca e nunca crus (como banana, batata, abóbora)

Onde compro meus orgânicos?

Gostou da ideia, já sabe o que são alimentos orgânicos e agora que saber onde encontrar? Existem basicamente 3 possibilidades:

Feiras orgânicas

o-que-sao-alimentos-organicos-1.jpg A maior parte das capitais brasileiras - e muitas cidades do interior - oferecem opções de feiras de alimentos orgânicos. Ache a feira mais próxima a você aqui: http://www.idec.org.br/feirasorganicas

Seção de orgânicos do supermercado

o-que-sao-alimentos-organicos-3.jpg Com os consumidores pedindo cada vez mais alimentos orgânicos, as grandes redes de supermercados e hipermercados passaram a oferecer uma seção dedicada a eles. Apesar de ainda tímido, o espaço de orgânicos pode ser uma opção prática.

Orgânicos delivery

o-que-sao-alimentos-organicos-2.jpg Este é um serviço que vem crescendo bastante, pois alia praticidade a variedade. Normalmente funciona assim: você recebe semanalmente por email uma listagem dos produtos disponíveis e seus preços e faz o pedido (via internet ou telefone) e recebe a cesta ou caixa com o pedido em casa, em um dia fixo da semana. Veja algumas opções de delivery que separamos para você em todo o país.
São Paulo:
Rio de Janeiro
Salvador
Recife
Belo Horizonte
Curitiba
imulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário