sábado, 7 de setembro de 2013

Risoto Milanês

Risoto milanês
Foto: Mauro Holanda

Tipo de prato: Prato principal
Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Arroz e risoto
Calorias: 314 por porção

Ingredientes

. 3 colheres (sopa) de manteiga
. 2 colheres (sopa) de cebola picada
. 200 g de arroz tipo arbóreo
. 1 xícara (chá) de vinho branco
. 3 xícaras (chá) de caldo de galinha
. 1 colher (chá) de açafrão (ou cúrcuma)
. 1/4 de xícara (chá) de queijo ralado
. Sal a gosto

Modo de preparo

1. Aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga. Junte a cebola e refogue-a até ficar macia. 

2. Ponha o arroz sem lavar e mexa até envolvê-lo completamente na gordura. 

3. Adicione o vinho e mexa até evaporar. 

4. Acrescente o caldo de galinha, uma concha por vez, e mexa até que todo o líquido seja absorvido. Repita a operação.
5. Na metade do cozimento, adicione o açafrão. 

6. Pare de colocar o caldo quando o arroz estiver macio, porém firme, ou seja, em aproximadamente 30 minutos de cozimento. 

7. Retire do fogo, incorpore a manteiga restante e o queijo. Corrija o sal e sirva imediatamente.
Fonte-http://mdemulher.abril.com.br/

Prato culinário a base de arroz. Uma de suas características principais é o fato de ser servido úmido, não seco como o arroz tradicional.
Prato típico da região Norte da Itália, mais especificamente da Lombardia. Em italiano, risoto é literalmente “arroz pequeno”, mas a palavra teve origem no dialeto lombardo-piemontês, significando “sopa enxuta”.
Fonte - http://www.dicionarioinformal.com.br/
O risotto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arbório, ou o arroz em manteiga, e se vai gradualmente deitando fundo de carne ou legumes e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido.
Risotto, que significa literalmente arrozinho, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente ele provém da Lombardia. O risoto data do século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do risotto.

Origem da receita original

A receita original de risoto surgiu em 1574. Por quase 200 anos, nesse tempo, havia muito trabalho pela construção de uma Catedral, Duomo di Milano, havia carpinteiros, arquitectos e pintores de toda a Europa. Em uma pequena fazenda poliglota ali perto havia uma comunidade Belga: Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, tinha que fabricar algumas janelas para a Catedral e isso lhe trouxe muitos estudantes. Um em particular se destacava dos outros devido a sua habilidade de misturar cores. Seu segredo era misturar um pouco de açafrão quando o vidro estivesse pronto. Seu mestre sabia da paixão de seu mais prospero aluno por açafrão, mas fingia que não sabia de nada e se limitava a dizer a seu aluno, irritando-o, que se ele continuasse com isso iria acabar colocando açafrão no risoto. Após muitos anos de incomodar o aluno decide aplicar um truque no seu mestre: A filha de Valerio iria se casar e o aluno subornou o cozinheiro para esse colocar no risoto um pouco de açafrão. Imagine a surpresa dos convidados quando viram aquele arroz amarelo. Um teve a coragem de experimentar, depois outro e mais outro e todos adoraram surgindo assim o risotto alla milanese.
http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário