segunda-feira, 1 de abril de 2013

1° de abril: Dia da mentira



 Há muitas explicações para o dia 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma delas garante que a brincadeira surgiu na França.

No começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram a mudança e continuaram comemorando na antiga data.

Brincalhões começaram a tirar uma ondinha com a cara dessas pessoas, e passaram também a enviar para elas presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como "plaisanteries".

Costumes


Tradicionalmente, supõe-se que as mentiras e as peças se encerrem ao meio-dia, para que, posteriormente, não tragam má sorte a seus autores. Contudo, nem todo mundo costuma seguir esse ditado e muitas peças já foram praticadas depois do horário estipulado.

Para os apostadores de plantão, hoje também não costuma ser um bom dia para fazer apostas. O único prêmio que eles ganham no 1° de abril, é um boa sorte.

Também se diz que aquele que for enganado por uma bonita menina será recompensado com o matrimônio, ou pelo menos a amizade dela.

Outra superstição sustenta que o matrimônio no Dia da Mentira não é uma boa idéia - um homem que se case nessa data será para sempre controlado pela esposa.


E tem mais…

1- Em países de língua inglesa, o Dia da Mentira costuma ser conhecido como "April Fool's Day" ou Dia dos Tolos; na Itália e na França, ele é chamado respectivamente de "Pesce d'Aprile" e "Poisson d'Avril", que significam literalmente "Peixe de Abril".

2- Os orientais praticamente desconhecem o costume do Dia da Mentira, bastante difundido no Ocidente. E eles são mais vulneráveis a mentiras na Internet.

3- No Brasil, foi Pernambuco que começou com essa brincadeira. Na cidade, passou a circular uma falsa notícia, em 1º de abril de 1848, sobre a morte de D. Pedro I. Como naquela época não existia internet, nem facebook, apenas no dia seguinte, depois de muita confusão, a história foi desmentidAntes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de Março e tinha uma semana de duração, ou seja, primeiro de Abril. Algumas pessoas, as mais radicais e inflexíveis não gostaram da mudança e continuaram a fazer a comemoração na data antiga, isso acabou se tornando motivo de chacota e gozação, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festa que simplesmente não existiam. Essas brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas e assim, dando surgimento ao dia 1º de abril como o dia da mentira.
diariodepernambuco.com.br

Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, contudo, é preciso tomar cuidado com o que e com quem estará brincando, observem primeiro antes de querer pregar uma peça em alguém. Walt Disney criou uma versão para Pinóquio, dando destaque a brincadeira e mostrando que é preciso tomar cuidado com exageros, Ziraldo, escritor brasileiro também conta histórias sobre mentiras com seu personagem, o Menino Maluquinho.
curiosidades10.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário