sexta-feira, 26 de abril de 2013

26 de Abril - Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial


Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Hoje existem mais de 30 milhões de pessoas no Brasil acometidas por essa enfermidade que popularmente é conhecida como pressão alta.
É importante conhecer os fatores que pode ocasionar a doença, por isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia criou a campanha “Eu sou 12 por 8” que visa conscientizar a população sobre os riscos da hipertensão e a importância de manter a pressão arterial em níveis saudáveis.
Os principais fatores que podem colaborar para o surgimento da pressão alta são hereditariedade, obesidade, estresse, ingestão de sal em excesso e má alimentação.
A hipertensão tem como principal consequência o aumento da chance de infarto do coração e acidente vascular cerebral (AVC), além da possibilidade de ocasionar a redução da expectativa de vida. Por isso, é importante prevenir o aparecimento ou controlar a doença através de acompanhamento médico, controle de peso, alimentação equilibrada, atividade física e redução do consumo de sal.
Referências:
Campanha Eu sou 12 por 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário