segunda-feira, 17 de junho de 2013

Canjica, Munguzá, Piruruca, Canjiquinha, Curau...



Em festa junina que se preze, ela não pode faltar. Esse doce tipicamente brasileiro aparece em diferentes versões de norte a sul do País, variando a cor, o sabor e até o nome.
Canjica é o nome dado a uma espécie de milho branco e também ao prato que é preparado com esse milho e outros ingredientes como leite ou leite de coco e açúcar. No nordeste, o prato recebe o nome de munguzá. Em Minas Gerais é também chamada de piruruca. No Rio de Janeiro é canjiquinha. É conhecida ainda como corá, jimbelê e chá-de-burro. No sudeste, há uma versão com milho verde comumente chamado de curau.
O grão de canjica também é usado para fazer outros pratos, como fubás, farinhas e creme de milho.
revistavegetarianos.com.br



detalhe receita
Doce de milho branco, LEITE MOÇA®, leite e canela
Ingredientes
    • 1 e meia xícara (chá) de milho para canjica
    • 1 lata de Leite MOÇA® Tradicional
    • 1 medida (da lata) de Leite Líquido NINHO® Integral
    • 1 pitada de canela em pó para polvilhar
    Modo de Preparo
    Em uma tigela, deixe a canjica de molho em água fria por, no mínimo, 2 horas. Escorra a água e leve a canjica ao fogo em panela de pressão com dois e meio litros de água fria, reduzindo o fogo após a fervura. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora. Depois de cozida, retire do fogo, deixe sair toda a pressão e abra a panela. Junte o Leite MOÇA, o Leite NINHO e deixe ferver por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando até ficar cremosa. Despeje em uma tigela funda e sirva polvilhada com canela.
    DICAS:
    - Se desejar variar o sabor desta preparação, acrescente um vidro de leite de coco e duas gemas desmanchadas em um pouco de leite, após acrescentar o Leite MOÇA. 
    - Na região Nordeste do país esta receita é conhecida como Mungunzá, recebendo diversas variações de preparo.
    Congelamento:
    Resfrie, coloque em uma embalagem de plástico própria para congelamento, etiquete e congele em freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar deixe na geladeira por cerca de 12 horas. Coloque na panela e aqueça./www.nestle.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário