sexta-feira, 14 de junho de 2013

14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue




Hoje dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.  Vale à pena pensar neste dia com carinho e aproveitar para lembrar o quanto devemos ser conscientes da necessidade de salvar vidas com um simples gesto.
Doando sangue é possível ajudar muitas pessoas em situações de emergência como em cirurgias de alta complexidade ou tratamentos de radio e quimioterapias, onde há maior requisição aos Bancos de Sangue, além de ser uma ação voluntária tão bonita e especial a quem pratica. Para fazer a doação é preciso ter entre 18 e 65 anos e mais de 55 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado; não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; não estar grávida ou ter tido parto ou aborto há menos de três meses; não estar no período de amamentação; não ter nenhuma doença crônica do tipo cardiopatia, diabetes, tuberculose, doença renal, epilepsia ou hepatite; não ter antecedente ou apresentar fator de risco para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão – sífilis, doença de Chagas, Aids, Hepatites B e C, malária, HTLV I/II.
Informações importantes que todo doador deve saber:
- A doação de sangue é segura e demora cerca de 30 minutos;
- Todo material utilizado na coleta do sangue é descartável, garantindo a segurança do doador;
- Doar sangue não altera a pressão arterial, não engrossa, nem modifica o sangue;
- O doador não tem qualquer obrigação de doar sangue novamente. Só faz isso se quiser, com intervalo de 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres;
- É necessário apresentar um documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, ou sua cópia autenticada.
http://www.equilibriumonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário