segunda-feira, 10 de junho de 2013

Fogueira para Festa Junina

A fogueira é um dos grandes símbolos da festa junina, mas exige um pouco de cuidado ao fazê-la e é necessário que seja feita por adultos. Vamos conhecer algumas dicas de como se fazer uma fogueira, se ligue nas dicas: 




1-Primeiro de tudo deve-se escolher o lugar mais adequado, é aconselhável que seja em um local aberto, longe das barracas e árvores. Após escolher o local, retire as folhas e gravetos para evitar que o fogo se propague. Se o solo estiver seco, raspe-o até que no local tenha apenas terra, caso esteja molhado coloque algumas pedras chatas formando uma plataforma.
2-Feito isso é preciso agora selecionar a madeira. É aconselhável pegar aquelas que são de fácil inflamação, como gravetos finos e bem secos, casca de árvore seca, pequenas lascas de maneira, etc. Como pôde ser percebido é preferível a madeira seca e nem muito grossa, então caso você tenha alguns troncos secos e grossos é necessário que os corte para facilitar a pegar fogo.
3-Posicione as madeiras de uma maneira que possa ocorrer circulação do ar interno, já que para manter o fogo aceso é preciso de oxigênio, cave um circulo em forma de buraco ao redor da fogueira e colocar pedras grandes para evitar que brasas se espalhem e causem um incêndio.
4-Para acender utilize galhos e folhas secas espalhados por toda a fogueira, até mesmo próximos às maiores madeiras. Faça com a fogueira fique em um formato de pirâmide para a fogueira queimar aos poucos.
5-Você pode utilizar de algum produto como álcool ou gasolina e acender com um fósforo ou esqueiro, porém tome cuidado, não coloque álcool em toda fogueira de uma maneira que toda ela comece a pegar fogo no começo, pois assim o fogo pode ficar muito alto e atingir você.
6-Depois de acesa basta se divertir e manter uma certa a mesma durante todo o evento. É preciso que uma pessoa fique acompanhando a fogueira durante todo o evento para verificar se não está apresentando algum perigo. Uma dica é manter alguns baldes de água próximos à fogueira para poder diminuir a quantia de fogo caso esta torne-se exagerada. Fonte -compimenta.com
O costume de acender a fogueira começou para avisar a todo mundo o nascimento de São João Batista. O bebê era filho de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. As fogueiras eram também usadas para comemorar as colheitas na Europa antiga.
Existem três tipos de fogueira, uma para cada santo junino. A fogueira de São João tem forma de um cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são empilhadas formando um quadrado. Já a fogueira de São Pedro tem a forma de um triângulo. A fogueira é acesa pontualmente às 18h, que é o horário da Ave Maria.
No Brasil, as cidades de Caruaru (em Pernambuco) e Campina Grande (na Paraíba) competem para saber qual faz a maior festa junina do País.
Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são para “acordar São João”. A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à Terra.
Fonte -brasilcultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário