quinta-feira, 23 de maio de 2013

Biscoito com goiaba


Ninhos de goiaba
Ingredientes

50 gramas de manteiga (usei com sal) em temperatura ambiente
1/2 copo de 250ml de açúcar 
Cerca de 2 copos de 250 ml de polvilho doce ou amido de milho (eu usei um pouco menos e obtive uma ótima textura, mas coloque até desgrudar das mãos)
1 ovo
1 colher de sopa rasa de extrato natural de baunilha 
Cerca de 80 gramas de goiabada ou geléia de goiaba dura

Modo de Preparo

Aqueça o forno a 180C e forre duas formas grandes com papel manteiga. 

Num pote grande bata a manteiga com o açúcar usando uma colher de pau (eu uso colher de pau, se você preferir use a batedeira) até formar um creme bem macio. Adicione o ovo e a baunilha e bata bem para incorporar. Aos poucos vá adicionando o polvilho, meio copo de cada vez, mexendo com a colher para incorporar e formar uma massa bem macia que descola do pote e totalmente das mãos. Raspe os lados com uma espátula e misture tudo. Eventualmente você não vai sentir necessidade de usar os dois copos de polvilho, eu usei um pouco menos, cerca de 1 e 3/4 copos. Enfim, cada lugar é um ambiente diferente, com umidades relativas distintas.

Faça bolinhas com uma colher de chá, enrole com as mão e coloque na forma. Com o dedão ou um cabo de madeira faça um buraco no meio da bolinha formando uma espécie de ninho. Com uma colherzinha encha os ninhos com geléia de goaiaba ou outra geléia de sua preferência. Se for usar goiabada dê uma derretida na goiabada no fogo junto com uma ou duas colheres de sopa de água. A quantidade de geléia deve encher o buraco do ninho, nem mais, nem menos. Se os ninhos estiverem bem grandes encha-os sem deixar transbordar geléia para não sujar o biscoito.

Asse por 15 minutos ou até que fiquem levemente dourados. Eu gosto deles mais douradinhos...

Fonte - sabor saudade


Nenhum comentário:

Postar um comentário