segunda-feira, 29 de julho de 2013

A Força da Cultura do Inhame em Alagoas



Raiz, popular no Nordeste, gera renda e trabalho


A produção nacional de inhame se concentra no nordeste do Brasil, e o estado da Paraíba é o principal produtor.  Outros destaques são Pernambuco, Bahia e Alagoas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2008), a área plantada de inhame em Alagoas é de 2.292 hectares, sendo 2.232 de área colhida: produtividade média de 12 toneladas por hectare.

A região representa 8% do estado e abrange os municípios de Paulo Jacinto, Viçosa, Chã Preta, Quebrangulo, Mar Vermelho, Pindoba e Atalaia, além de concentrar mais de 50% dos empreendedores rurais.

De acordo com o IBGE, em 2008 foram produzidas 13.660 toneladas de inhame nessa área, que se destaca por reunir condições ideais para a produção do alimento: precipitação em torno de 1.000 mm, solos mediamente profundos, moderadamente drenados, porosos e de fertilidade natural.
De olho no progresso desta região e no desenvolvimento de um sistema de produção que aumente a comercialização do inhame, o Sebrae/AL, em parceria com diversas instituições, investe em capacitação dos produtores, apoio ao associativismo e acesso a novos mercados.

Em 2008, o Sebrae/AL e o governo alagoano estruturaram o Arranjo Produtivo Local - APL - Inhame no Vale do Paraíba, que beneficia cerca de 150 produtores. O foco do programa é fortalecer a atividade produtiva mobilizando e organizando os produtores, difundindo tecnologias e projetando novos mercados.



créditos: Arquivo Sebrae/AL
Fonte-http://www.sebrae.com.br/
Autor: Suana Nobre
Fonte: Sebrae/AL
Tubérculo popular no Nordeste gera renda e trabalho. A área plantada é de 2.292 hectares e concentra cerca de 2 mil empreendedores rurais no Vale do Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário