terça-feira, 27 de agosto de 2013

Alimentação Saudável - Lanches


Fazer pequenos lanches a cada três horas tem se tornado um hábito indispensável a quem busca uma alimentação saudável. Além de manter o metabolismo acelerado, eles são ótimos para controlar o apetite antes das refeições principais.
Está sem ideia de lanches saudáveis? Para adicioná-los já à sua rotina, a nutricionista Rafaela Ceni selecionou 10 opções saborosas e nutritivas de lanchinhos rápidos para ter sempre à mão. Confira!

1. Frutas

lanches rapidos saudaveis dia a dia 1 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia
As frutas são uma ótima opção de lanche saudável! Além de deliciosas, elas são ricas em vitaminas e fibras. Para um lanche completo, você pode associá-las a outro tipo de alimento, como um iogurte desnatado. Para obter todos os benefícios, procure variar as frutas.

2. Mix de oleaginosas

lanches rapidos saudaveis dia a dia 2 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia
As oleaginosas são práticas para carregar e cheias de nutrientes: proteínas, vitamina E, vitaminas do complexo B, selênio, potássio e ômega-3. Têm ação antiinflamatória e são fontes de ácidos graxos, que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim. Se seu objetivo é perder peso, fique atenta às quantidades, pois as oleaginosas são calóricas. A nutricionista Rafaela Ceni indica o mix contendo 1 castanha do Pará, 4 castanhas de caju e 3 amêndoas. Escolha as opções livres de sal.

3. Barra de cereais

lanches rapidos saudaveis dia a dia 3 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia
É um lanche muito prático para carregar na bolsa. Fique atenta ao rótulo e faça boas escolhas: dê preferência às barrinhas ricas em fibras, com baixo teor de gordura saturada e, de preferência, com poucas calorias.

4. Pão integral com queijo branco

lanches rapidos saudaveis dia a dia 4 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia
É um lanche completo, pois tem o carboidrato complexo associado à proteína magra. Para um lanchinho, a nutricionista sugere 1 fatia de pão integral com 1 fatia de queijo branco. Ao escolher seu pão, lembre-se de verificar, no rótulo, a quantidade de farinha de trigo integral na composição do produto, assim como a quantidade de fibras. A farinha integral deve ser o primeiro item da lista de ingredientes, o que indica que é o item presente em maior quantidade no produto.

5. Torrada integral com requeijão light

lanches rapidos saudaveis dia a dia 5 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia
Assim como o pão integral, duas torradas integrais com requeijão light formam um bom lanche. O requeijão light pode ser substituído por creme de ricota light, geléia diet ou até um queijinho processado. Mais uma vez, lembre-se de verificar se suas torradas são mesmo integrais!

6. Iogurte light

lanches rapidos saudaveis dia a dia 6 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia
O iogurte light é rico em cálcio e ajuda na manutenção da flora intestinal. Para obter um lanche completo, acrescente grãos, cereais e frutas picadas. Rafaela sugere 1 pote de iogurte sem gordura com 1 colher de sopa de semente de chia, linhaça, granola ou aveia.

7. Frutas desidratadas

lanches rapidos saudaveis dia a dia 7 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia
Tão saudáveis quanto uma porção de frutas, elas não perdem seu valor nutricional, só são naturalmente mais doces pois, com a retirada de água, o açúcar da fruta fica concentrado. Ricas em fibras, minerais, potássio, magnésio e vitamina A, as frutas secas são ótimas opções de lanche. Antes de comprar, lembre-se de verificar se não têm adição de açúcar.

8. Sanduíche natural

lanches rapidos saudaveis dia a dia 8 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia
Um sanduíche natural pode ser uma boa opção para comer entre as refeições. Recheie o pão integral com alface, tomate, cenoura e uma proteína magra, como uma fatia de queijo branco e uma de blanquet de peru (que, segundo a nutricionista, possui menos sódio, gordura e colesterol que o peito de peru). Caso seu objetivo seja perder peso, você pode optar por um mini-sanduíche, feito com apenas uma fatia de pão cortada ao meio.

9. Suco verde

lanches rapidos saudaveis dia a dia 9 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia
Ele ajuda a eliminar as toxinas do corpo, diminui a retenção de líquidos e pode ser muito refrescante. Há muitas receitas de suco verde, a nutricionista dá uma sugestão: 2 fatias de abacaxi, meio limão espremido, uma folha de couve orgânica, um punhado de hortelã e uma raspinha de gengibre. Bata tudo no liquidificador com água gelada. Você também pode substituir a água por água de coco. Se quiser, adoce com mel ou adoçante.

10. Vitamina de frutas

lanches rapidos saudaveis dia a dia 10 10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia
Para um lanche gostoso e saudável, que tal uma vitamina de frutas? Bata no liquidificador uma porção de frutas à sua escolha com 1 copo pequeno (150ml) de leite desnatado. Se quiser, acrescente uma colher de sopa de linhaça ou aveia e, se achar necessário, adoce com adoçante.
E então, gostou das sugestões? Agora que está cheia de ideias, lembre-se de ter sempre por perto um lanchinho saudável. Esse é um ótimo hábito para impedir que você escape da dieta.
A nutricionista Rafaela Ceni ainda orienta que, para obter uma gama maior de nutrientes ao longo do dia, o ideal é sempre variar os alimentos a cada lanchinho.
Além disso, é importante lembrar que cada pessoa tem uma necessidade de calorias e nutrientes diferente, que depende de diversos fatores, como a idade, a atividade física praticada e o objetivo de cada um. Por isso, é sempre bom procurar a orientação de um profissional.
Fonte - http://www.dicasdemulher.com.br/10-ideias-de-lanches-rapidos-e-saudaveis-para-o-dia-a-dia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário