sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Teresina-PI

Aniversário da cidade - 16 de agosto

bandeira Piauí
Bandeira do Piauí

Um dos legados que os indígenas deixaram para o Piauí foi a culinária. No estado há uma forma peculiar de temperar os ingredientes, mas há quem diga que o grande diferencial da comida piauiense é a forma como ela é preparada. O uso da panela de barro faz toda diferença na hora de cozinhar e servir os alimentos, segundo os chefes de cozinha e os próprios consumidores.
Pratos típicos  da culinária piauiense  (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Pratos típicos da culinária piauiense (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Os historiadores afirmam que o sabor da nossa comida foi estabelecido pelos índios. O hábito que hoje temos de usar o milho, a farinha de mandioca, macaxeira cozida com sal, o mel e pimenta da terra foram herdados dos indígenas. Além disso, também tivemos influências dos africanos e portugueses. Com a chegada destes povos houve um interesse pela carne vermelha e pelas frutas locais, como o bacuri e a manga.

E no dia que o Piauí completa 191 anos, o G1 mostra um pouco da gastronomia local, como forma de homenagear a todos que fazem parte deste estado.

Os pratos mais desejados
Porção mista com carne de sol equeijo coalho e mandioca frita, da Casa do Norte. (Foto: Photo5/Divulgação)Porção mista de carne de sol, queijo coalho
e mandioca frita
Em cada canto do Piauí há uma receita própria. A carne de sol e o capote são típicos da cidade de Campo Maior, localizada a 78 Km deTeresina. O capote misturado ao arroz é facilmente encontrado nas cidades de Barras, Batalha e Piripiri. No município de Esperantina é encontrada a peixada e o churrasco de carneiro.
Já no litoral piauiense, os frutos do mar e peixes ganham um lugar especial no paladar dos piauienses e turistas. As principais receitas servidas são à base de peixe, camarão, caranguejo e ostras.
Petiscos de camarão, caranguejo e mexilhão (Foto: Divulgação)Petiscos de camarão e caranguejo ganham lugar  especial no litoral do Piauí
Nas cidades localizadas na região Sul do Piauí é bastante comum colorir o arroz com açafrão. No sertão piauiense, o prato preferido dos moradores é a mistura de feijão com pé e orelha de porco, conhecida como pintado ou mugunzá. O bode assado na brasa concentra-se nos municípios da região de Picos, onde os rebanhos são comuns. Já a cidade de Floriano se destaca o arroz com abóbora e feijão com pequi. Em São Raimundo Nonato, a comida mais encontrada em vários restaurantes e nas residências é o beiju com bode assado e cuscuz com carne de sol. O prato deixa os piauienses e turistas com água na boca.
Na capital do estado, Teresina, o prato mais desejado é a mistura de arroz com carne seca de gado conhecida como 'Maria Isabel'. A combinação também funciona com carne de bode, com capote, galinha caipira e pato. A carne de sol socada no pilão e misturada com farinha e cebola branca é conhecida como 'paçoca'. O prato é servido com banana ou baião de dois (mistura de arroz com feijão).
Panelada e Sarapatel são facilmente encontrados em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Sarapatel (a esquerda) e panelada (a direita) são
facilmente encontrados em Teresina
(Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Outros destaques da cozinha teresinense são a 'galinha à cabidela', o 'sarapatel', 'panelada' e a 'buchada'. A galinha popularmente conhecida como 'galinha caipira' é cozida ao molho com um pouco de sangue que foi retirado dela. Já o 'sarapatel' é confeccionado com carne, fígado, coração e rim de porco. A famosa 'panelada' é preparada com partes do intestino do boi misturadas com várias verduras e a 'buchada' é feita com o intestino do bode.

Apesar de cada receita ser originária de uma cidade, não significa dizer que elas são específicas daquela localidade, ou seja, os pratos citados acima são facilmente encontrados em várias partes do Piauí.
Cajuína é patrimônio cultural do Piauí (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Cajuína é patrimônio cultural do Piauí (Foto: Gilcilene Araújo/G1)


Para acompanhar estes pratos, os piauienses e turistas podem ser servidos com drinques naturais que possuem ou não álcool. As doses de cachaças são indicadas para quem gosta de beber algo mais forte. A cajuína é o típico refrigerante do estado, a bebida é feita a partir do caju e atualmente é considerada patrimônio cultural do Piauí.
Doces piauienses são feitos a partir das árvores frutíferas (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Doces piauienses são feitos a partir
das árvores frutíferas (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Como árvores frutíferas não faltam no Piauí, a doçaria é super caprichada. O doce da casca de limão azedo é o mais típico. Também fazem parte da culinária do estado os doces: as compotas de goiaba, caju, mangaba, bacuri, buriti, abacaxi e banana.

Geração de riqueza e renda
A gastronomia local é fonte de renda para muitos piauienses. Dona Jesus Carvalho é proprietária de um restaurante que há 20 anos serve comidas típicas em Teresina. Logo na entrada do estabelecimento, uma placa indica quais são os pratos mais procurados. O teto do restaurante é feito de palha e algumas paredes há pinturas rupestres que simbolizam ainda mais o clima de rusticidade.

Segundo a empresária, a arte de cozinhar atrai muitos turistas e piauienses. “Temos uma clientela cativa , mas recebemos também a visita de muito turistas que vem à capital e desejam conhecer um pouco da gastronomia daqui. O nosso tempero é diferente, também cozinhamos alguns ingredientes em panela de barro, um dos nossos diferenciais”, relatou Carvalho.
Humberto Arcoverde adora a lingua recheada feita no Piauí (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Humberto Arcoverde é pernambucano e adora a lingua recheada feita no Piauí (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Nazareno de Jesus é membro de uma família que há quase 30 anos serve comida típica do estado. O advogado Humberto Arcoverde é natural de Pernambuco e garante: “a comida daqui é diferente de tudo que eu já consumi em outros estados. Quando venho à Teresina sempre faço minhas refeições neste restaurante e peço língua recheada. É o meu prato preferido”, afirmou.

Mas não é somente os grandes estabelecimentos que vendem comidas típicas. Elas podem ser encontradas nos mercados públicos, em algumas praças e até mesmo nas portas da casas da população.
Erika vende comida típicas na Praça do bairro Poti Velho (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Erika vende comida típicas na Praça do bairro
Poti Velho (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Dona Erika Pereira é uma destas pessoas que aproveitam o fluxo de pessoas que circulam pela Praça do bairro Poti Velho, na Zona Norte de Teresina, para vender o conhecido 'arrumadinho' ou 'misturinha'. A maria Isabel, com carne assada e creme de galinha são comercializados em pratos descartáveis e fazem a alegria dos piauienses.
Além disso, os festivais gastronômicos que acontecem em várias cidades ajudam a incrementar economia do estado. O 'Sabor Maior' é um dos maiores eventos culinários do Piauí. Em Campo Maior, chefes de cozinha preparam iguarias locais como a carne de caprino e ovino com toques refinados e conseguem atrair grande público e movimentar milhões.
Sofisticando a culinária piauiense
O crescente interesse pela culinária local abriu espaço para a criação do primeiro curso superior de gastronomia de Teresina em uma faculdade particular. O Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) também oferece cursos em nível técnico e tecnólogo.
  •  
O Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) também oferece cursos em nível técnico e tecnólogo. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)O Instituto Federal de Educação do Piauí
(IFPI) também oferece cursos em
nível técnico e tecnólogo. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Segundo a coordenadora dos cursos, Marília Marques, o setor gastronômico em Teresina cresce a cada ano, o que exige dos chefes de cozinha qualificação e sofisticação. “O paladar dos clientes está cada dia mais exigente, logo, é preciso servir pratos com inspiração internacional sem deixar de preservar o receituário tradicional. Para isso, os estudantes aprendem novas técnicas de produção da culinária piauiense aliados a pratos da gastronomia contemporânea”, afirmou a coordenadora.
Fonte - http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/10/prazeres-da-mesa-conheca-o-diferencial-da-gastronomia-piauiense.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário