sábado, 28 de setembro de 2013

Origem do Omelete

Fazer omelete é fácil, mas quem foi que inventou esse prato simples e salvador?

Omelete de queijo
Omelete de queijo e pimentão com molho: delícia de ovos de dar água na boca



Ingredientes:

. 1 colher (sopa) de óleo
. 1/2 pimentão vermelho picado
. 1/2 pimentão verde picado
. 1/4 de xícara (chá) de cebola picada
. Sal e pimenta a gosto
. 4 ovos
. 1/2 xícara (chá) de queijo branco cortado em cubos
. Salsa picada a gosto
. 1/2 xícara (chá) de molho de tomate

Modo de preparo:

Em uma frigideira antiadente, aqueça o óleo e ponha os pimentões e a cebola. Tempere com sal, pimenta e cozinhe por cinco minutos no fogo brando ou até ficarem macios. Reserve. Bata bem os ovos com um pouco de sal, coloque na frigideira untada com óleo e aquecida. Tampe a frigideira e deixe cozinhar no fogo baixo durante seis minutos. Quando a omelete estiver firme e a parte de cima ainda um pouco úmida, distribua, na metade da omelete, os pimentões e o queijo. Com uma espátula, dobre a omelete, tampe a frigideira e deixe no fogo por mais três minutos ou até o queijo derreter. Salpique a salsa e sirva com o molho de tomate.



Toda a versatilidade do omelete

Fazer omelete é fácil, mas quem foi que inventou esse prato simples e salvador? Saiba curiosidades sobre a delícia!

Incrementado, o omelete pode ganhar legumes, queijos e outros ingredientes especiais

A origem da omelete é controversa. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Cambridge (Inglaterra), por exemplo, os ingleses reivindicam a paternidade da receita para o médico Oswald Mellet, que teria sido dono de um restaurante com pratos à base de ovos e em cuja placa da entrada lia-se "Dr. O. Mellet".

Há quem acredite ainda que a omelete tenha sido criada na Pérsia (atual Irã) e chamada de kookoo (lê-se kuku). Esse prato teria viajado pelo Oriente Médio, norte da África e Europa, e recebido muitas adaptações. Na França do século 17, ela foi batizada de omelette, uma variação de lamelle, que significa pequena lâmina.

Aliás, os franceses tornaram-se mestres no preparo da omelete, especialmente a baveuse, mais cremosa por dentro, servida como entrada, primeiro prato ou sobremesa (a versão doce). A receita mais célebre deles é a de Madame Annette Poulard, servida até hoje no hotel-restaurante Mère Poulard, aberto por ela e o marido no sopé do Mont Saint Michel, na Normandia.

Já na Espanha, usam diversos ingredientes misturados aos ovos crus e a chamam de tortilla, nome que recebe também no Marrocos.

Publicado em 14/01/2013
Virgínia Lamarco
Conteúdo MdeMulher
Foto: Ormuzd Alves
Fonte-http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/reportagem/be-a-ba-da-cozinha/toda-versatilidade-omelete-730954.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário