sábado, 19 de outubro de 2013

Pois Sou Um Bom Cozinheiro, de Vinícius de Moraes




Para os fãs de Vinícius de Moraes, este sábado (19), não é só mais um dia comum da semana que se passa. Nesta data, o poeta e compositor brasileiro, morto em 1980, completaria 100 anos.

Em homenagem ao centenário e à paixão [pouco conhecida] que o cantor tinha pela comida, a editora Companhia das Letras lançou no dia 6 de outubro o livro Pois Sou Um Bom Cozinheiro, idealizado pela filha de Vinícius, Luciana de Moraes.

A atração pela boa mesa e o talento ao fogão podem surpreender os maiores fãs. O livro traz um compilado de preferências gastronômicas e receitas que faziam Vinícius ir para a cozinha, como o tradicional franguinho na cerveja. E mais: o livro revela que a relação do compositor com a comida vinha desde pequeno.

Edith Gonçalves, companheira de Luciana — morta em 2011 — por 23 anos assumiu o projeto do livro ao lado da chef e produtora gastronômica Daniela Narciso, que pesquisaram a fundo textos, poemas, letras e até correspondências para recriar um lado pouco conhecido de Vinícius.

Buscaram histórias de filhos, amigos e parceiros, como Toquinho, Carlos Lyra a cantora Miúcha e Laetitia Cruz de Moraes Vasconcellos, irmã mais nova de Vinícius, atualmente com 97 anos.

Cada parte do livro fornece receitas que fizeram parte da vida do poeta desde sua infância no Rio de Janeiro, as cozinhas que frequentou e os bares e restaurantes em que mantinha cadeira cativa e pedida suas doses de uísque sem restrições.

Histórias apetitosas estão distribuídas ao longo das páginas de Pois Sou um Bom Cozinheiro. Um dos casos do livro revela o apreço do poeta pela exploração de novas técnicas no preparo dos alimentos, como, descascar cenouras usando palha de aço.

Se o poeta acreditava que, para se viver um grande amor era preciso concentração, o mesmo devotava quando cozinhava e saboreava a comida à mesa.


Livro: Pois Sou Um Bom Cozinheiro

Organizadoras: Daniela Narciso e Edith Gonçalves

Editora: Companhia das Letras

Preço: R$ 90

Páginas: 296 páginas

Fonte - http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/livro-traz-receitas-e-tecnicas-de-vinicius-de-moraes-na-cozinha-20131019.html?question=0
Foto - http://www.ciadoslivros.com.br/pois-sou-um-bom-cozinheiro-651180-p195436

Nenhum comentário:

Postar um comentário