sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Agave

O agave é uma planta que produz uma seiva três vezes mais doce que o açúcar



Os benefícios do néctar de agave para a saúde

Já ouviu falar do chá de hibisco? Dos benefícios do azeite de oliva? Do miraculoso poder da pimenta na alimentação? De como o gengibre pode fazer bem à saúde? Das propriedades do amaranto? Perguntas como essa são comuns no mundo da alimentação saudável. De vez em quando a ciência faz uma nova descoberta e atribui a um determinado alimento um valor antes desconhecido. Então, quem é mais antenado a esse tipo de alimentação invade as lojas de produtos naturais em busca do mais novo queridinho da saúde. Agora, o néctar de agave é a bola da vez.

O que é agave?

O agave, ou agave-azul, é um tipo de cacto originário do México, ligeiramente parecido com a nossa babosa. Sua pinha é utilizada na produção de tequila e, embora essa seja uma propriedade que já convença algumas pessoas de como a planta é útil, suas folhas são utilizadas para um objetivo ainda melhor: substituir tanto o açúcar quanto o adoçante na alimentação. Acontece que a folha do agave produz um tipo de seiva, que é facilmente extraída e tem alto poder adoçante. Tudo isso com uma redução considerável no número de calorias. A textura é muito parecida com a do mel, a não ser porque a coloração é ligeiramente mais clara.

Ele é realmente mais saudável?

Embora ainda não haja estudos conclusivos sobre os benefícios da substituição do açúcar e dos adoçantes artificiais pelo néctar ou extrato de agave, os resultados encontrados até aqui demonstram que, de fato, ele é uma boa alternativa para a saúde humana. O que o faz mais benéfico é que esse tipo de substância é rica em frutose, ao contrário do açúcar, que é rico em sacarose. A frutose faz menos mal à saúde que a sacarose e, de acordo com algumas pesquisas, também pode ajudar no emagrecimento, uma vez que é processada mais lentamente pelo corpo.

O que já se sabe com certeza é que o néctar de agave é cerca de três vezes mais doce que o açúcar, o que faz com que se utilize uma quantidade muito menor dele no preparo dos alimentos. Outra propriedade cientificamente comprovada é o alívio a inflamações e o fortalecimento do sistema imunológico.



Onde encontrar o extrato ou néctar de agave?

Normalmente, o produto está disponível nas lojas de produtos naturais e também pode ser encontrado em farmácias especializadas em tratamentos naturais. Alguns supermercados também possuem o néctar de agave, normalmente na prateleira destinada aos produtos de alimentação natural.

Qualquer um pode consumir o néctar de agave?

Como qualquer adoçante, o produto à base de agave não deve ser consumido por portadores de diabetes antes de uma consulta com um nutricionista e um médico de confiança. A frutose pode não ser tão prejudicial quanto a sacarose mas, para todos os efeitos, devem ser tomados os mesmos cuidados que se tem quanto ao consumo de qualquer outro tipo de adoçante.

Ao inserir um alimento novo na sua dieta ou iniciar uma dieta nova, procure sempre consultar um nutricionista. Cada organismo reage de uma forma às diversas substâncias contidas nos alimentos e, por isso, é preciso investigar para que não haja reações – sejam elas alérgicas ou ainda mais graves, como rejeições, por exemplo.

Por Carolina Werneck
Fonte-http://www.dicasdemulher.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário