segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Azevias de Batata-Doce com Massa Brick

Olá, como vai?
Lá vai uma receitinha com a massa brick. Espero que gostem.

Azevias de Batata-doce com Massa Brick
Azevias de Batata-Doce com Massa Brick

A batata-doce é um ingrediente comum nas receitas de Natal – sejam elas broas, bolos ou fritos. A sua textura contribui para a suavidade da massa ou recheio em que é usada e o seu sabor adocicado combina bem com as especiarias e iguarias natalícias.

O estaladiço próprio da massa brick é envolto pela suavidade do recheio e a delicadeza da calda ou mel com que as azevias são regadas. Um doce a que será muito difícil resistir…

Ingredientes:

100 g de açúcar
200 ml  de água
2 gemas
500 g de batata-doce
8 folhas de massa brick
raspa de 1 limão
calda de açúcar ou mel p/regar as azevias

Confeção:

Asse as batatas-doces com a casca, retire-lhes a pele e reduza tudo a puré.

Leve ao lume o açúcar, a água e a raspa do limão, deixando ferver até atingir o ponto de cabelo (mergulhando a colher na calda, ao levantá-la, correm fios finos e estaladiços).

retire do calor, junte o puré de batata e deixe arrefecer (esfriar) um pouco. Acrescente as gemas e mexa bem.

Leve de novo ao lume a apurar até fazer estrada (ao passar na calda, a colher deixa uma abertura que permite ver o fundo da panela).

Divida as folhas de massa brick ao meio e dobre. Deite um pouco de recheio na ponta e vá dobrando em triângulos, dando-lhes a forma de chamuça.


Leve ao forno a dourar e sirva as azevias com calda de açúcar ou mel.
Fonte - http://www.docesregionais.com/azevias-de-batata-doce-com-massa-brick/#more-23049
Fonte: suplemento «Doces de Natal», revista Ativa

ORIGEM DA AZEVIA

"A origem destes fritos é interessante tendo em conta que a versão que hoje conhecemos não é a original. As azevias nasceram no mosteiro de Santa Clara, em Coimbra, e foram baptizadas com o nome de pastéis de santa clara (que ainda existem). As freiras de santa clara eram conhecidas por fazerem diversos tipos de massa fina estaladiça, como a massa filo que é utilizada nos famosos pastéis de Tentúgal.
Os pastéis de Santa Clara são feitos utilizando uma massa quebrada (mais tarde conhecida por massa tenra), recheada com uma mistura de doce de ovos com amêndoa, frita em azeite bem quente e no fim envolvida com açúcar e canela. Reza a historia que eram feitos no maior dos secretismos e só as freiras sabiam a receita original. Tornaram-se tão famosos que percorreram o país, chegando a outros mosteiros.
Como nem sempre a matéria-prima abundava, algures noutro mosteiro no Alentejo recriou-se o recheio com que mais havia à mão: Grão, batata-doce, abobora, chila e amêndoa, nascendo assim um pastel diferente. Como os pasteis originais eram de santa clara, havia que mudar o nome, assim nasceram as AZEVIAS!"
Fonte  - http://cozinhadaxana.com/2011/12/06/azevias

Nenhum comentário:

Postar um comentário