quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Bolo gelado de Morango

Bolo gelado de morango
Bolo gelado de Morango


Ingredientes

4 gemas
4 clara em neve
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 xícara (chá) de água fervente

Recheio

1 litro de leite
4 gemas
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de amido
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de chantilly
2 caixas de morangos picados
Cobertura
Chantilly batido
Morangos frescos

Modo de preparo

Na tigela maior da batedeira, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma atinja as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos. Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata por 20 minutos. Junte o fermento em pó e as claras em neve e mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima e leve para assar em forno pré-aquecido quente em fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno a 180 graus, nos primeiros 10 minutos, e depois abaixe para 150 graus até que o bolo esteja dourado e firme. Desenforme morno e reparte o bolo em camadas.
Recheio
Coloque na panela, o leite, o amido, o leite condensado, as gemas e misture bem. Em seguida, ligue o fogo e deixe engrossar mexendo sempre. Acrescente a essência de baunilha e deixe esfriar um pouco. Acrescente o chantilly. Deixe esfriar mais pouco.
Montagem
Coloque a primeira camada de bolo novamente na forma com o fundo forrado com plástico. Regue o bolo com uma calda de açúcar, canela em pau e água. Coloque metade do recheio, acrescente metade dos morangos, cubra com outra camada de bolo e regue novamente. Cubra com a outra metade do recheio, acrescente a outra parte dos morangos e cubra com a última camada de bolo. Regue novamente e leve o bolo para gelar por 12 horas. Decore com o chantilly, e com os morangos.
André Meana - Chef de cozinha
http://mulheres.tvgazeta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário