terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Bolo de Guavira

Fruto do cerrado também é conhecido como guabiroba e gabiroba.
No MS, agricultoras de assentamento usam a guavira para preparar bolo

Matéria-prima da receita é colhida na mata nativa do Estado.

A guavira, um fruto do cerrado também conhecido como guabiroba e gabiroba, é o ingrediente principal de um bolo tradicional preparado por agricultoras de Mato Grosso do Sul.

Os pequenos agricultores de um assentamento do Estado se reúnem para fazer o trabalho de colheita da cultura na mata nativa.

O assentamento Estrela fica a cerca de 30 quilômetros de Campo Grande. Os homens e as mulheres se unem para buscar a guavira na mata nativa. Com cuidado, os frutos mais maduros são retirados dos pés.

A guavira é a matéria-prima para o preparo de diversas receitas. O fruto é transformado em fonte de renda nas mãos das mulheres, que preparam vários produtos como sorvetes, sucos, bolos e biscoito. A agricultora Rosa Maria da Silva ensinou a fazer o bolo de guavira.

Ingredientes

5 ovos
2 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de óleo de girassol
1 colher de sopa de amido de milho
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 xícaras de chá da casca de guavira
2 xícaras de leite

Modo de preparo

Separe as cascas da guavira. Mistures as cascas limpas com as duas xícaras de leite e bata no liquidificador. Em seguida, bata as claras até ficarem em ponto de neve e reserve. Depois, bata o açúcar mascavo, as gemas e o óleo. Acrescente aos poucos o leite com as cascas de guavira. Adicione as claras em neve. Bata tudo por mais alguns minutos. Adicione o fermento em pó e misture com uma colher.

Coloque a massa em uma forma já untada com manteiga. Se preferir, coloque cascas da fruta para assar em cima do bolo. Leve ao forno pré-aquecido em 180º por 40 minutos. Depois, é só servir.
Fonte-http://gshow.globo.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário