sábado, 1 de março de 2014

Barras de Cereais com Amêndoas e Ameixas Secas

Barras de Cereais com Amêndoas e Ameixas Secas



Faz cerca de 4 a 6 barras

1 ½ chávenas (135g) de flocos de aveia
½ chávena (70g) de amêndoas (também juntei algumas sementes de girassol e avelãs)
½ chávena de ameixas secas, cerca de 11 (se acharem que estão muitos secas, demolhe-as durante algum tempo)
5 colheres de sopa de adoçante (utilizei 4 colheres de xarope de arroz e 1 colher de melaço)
Uma pitada de canela

Triture no processador de alimentos as ameixas, até obter uma pasta. Junte os adoçantes. À parte, corte as amêndoas em pedaços, junte as sementes, se utilizar, a aveia em flocos, e uma pitada de canela ou outra especiaria.
Numa taça coloque a mistura da aveia e adicione a misture do adoçante. Mexa, envolvendo tudo muito bem.
Numa forma de bolo inglês (de aproximadamente 10 por 20 cm), coloque papel vegetal e de seguida, a mistura das barras de cereais. Prense a mistura com as costas de um colher, até ficar lisa e de altura uniforme por toda a forma. Leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos, até ficarem douradas, a uma temperatura de 160ºC (325ºF)
Retire as barras do forno e deixe repousarem à temperatura ambiente durante alguns minutos para arrefecerem, retire da forme e coloque no frigorífico. É importante que as barras arrefeçam para cortá-las direitinhas, se cortarem as barras quentes, provavelmente vão desfazer-se. As barras devem ser guardadas num recipiente fechado e aguentam 1 semana.

Fórmula para fazer Barras de Cereais

2 ½ chávenas de flocos de cereais
Podem ser flocos de aveia, trigo, arroz, espelta, cevada, centeio (…)

1 chávena de nozes e sementes
As oleaginosas tornam as barras mais crocantes, escolha entre nozes, amêndoas, avelãs, cajus, pistachos (…). As sementes são utilizadas para as tornarem mais nutritivas como por exemplo sementes de girassol, cânhamo, chia, abóbora e sésamo.

1 chávena de frutas secos
As frutas secas são utilizadas para tornar cada barra única, dando-lhe o sabor das frutas. Podem ser utilizadas sultanas, alperces, ameixas secas, tâmaras, cranberries (…)

1/3 + ¼ chávena de adoçante líquido
Prefira adoçantes naturais como mel não pasteurizado, agave, melaço, xarope de arroz, maple syrup (…). Os adoçantes são importantes na confeção destas barras porque também permitem que estas se mantenham coesas.

1 chávena de ingredientes que servem como “cola”
Não sabia que nome dar a este grupo, mas nas barras devem ser adicionados ingredientes para as manterem coesas, os adoçantes também ajudam, mas também podem ser adicionados outros ingredientes naturais que dão mais sabor às barras e tornam a sua consistência perfeita. Estes ingredientes podem ser: frutas secas em puré como ameixas, sultanas e tâmaras, banana madura (em puré), ou manteiga de amêndoa ou de amendoim.

Como vêm, são possíveis muitas combinações com as barras, por isso sejam criativos e escolham os vossos ingredientes preferidos! Mais abaixo está uma adaptação minha desta fórmula.
Fonte-http://compassionatecuisineblog.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário