domingo, 23 de março de 2014

Curso Gratuito de Introdução à Agrofloresta

entrada do Terrapia
Entrada do Terapia


CONVITE

O Projeto Terrapia - Alimentação Viva na promoção da Saúde e do Ambiente vem oferecer à comunidade o



CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO À AGROFLORESTA

Local - Horta do Terrapia, no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria/ENSP/FIOCRUZ.
Período: 28/03 a 23/05/14, todas as sextas-feiras, de 8 às 17h.


Nosso endereço: Rua Leopoldo Bulhões 1480, térreo, Manguinhos. Tel. (21) 2598 2659.
E-mail: terrapia@ensp.fiocruz.br

Após a primeira experiência deste sistema de produção na Unidade de Extensão Terrapia em Teresópolis, iniciado há 6 meses por Maria Luiza Branco com assessoria dos instrutores Victor e Valentine, já podemos colher resultados. A transformação local e a produção de alimentos com grande vitalidade nos motivou a trazer esta tecnologia agora para um centro urbano.

"A metodologia de produção de alimentos em sistema agroflorestal foi desenvolvida no Brasil por Ernst Gotsch, alemão que desde a década de 80 trabalha em sua fazenda com a implantação de agroflorestas fundamentadas na Sucessão Natural de Espécies, propiciando a recuperação dos solos trabalhados. Por meio de um modelo de agricultura que prescinde de insumos externos, reflorestou 480 hectares de área degradada no sul da Bahia. A fazenda desenvolveu seu próprio microclima, 14 nascentes de água foram recuperadas e a fauna repopulou o lugar. O efeito extra de sua intervenção é a colheita agrícola. O experimento tem sido disseminado e adaptado a diferentes regiões e climas nos últimos 30 anos." Fonte: www.agendagotsh.com

O objetivo deste curso é criar relações de aprendizagem através de uma forma diferente de manejo da terra e dos alimentos, incentivando a promoção da saúde, onde o cuidado com o meio ambiente está diretamente ligado à saúde da comunidade, gerando troca de experiências, beneficiando áreas verdes, restabelecendo áreas degradadas com reflorestamento e ampliando áreas de plantio com a agricultura urbana. Essa é mais uma das iniciativas do Terrapia/CSEGSF/ENSP/FIOCRUZ dentro das ações da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.

O curso será oferecido gratuitamente e feito em forma de mutirão, onde todos colocam em prática as teorias aprendidas no dia. Estaremos abertos a colaborações financeiras para custear despesas da atividade.
O Terrapia oferecerá suco de clorofila pela manhã e almoço vivo com sementes germinadas.

Os instrutores Victor e Valentina se farão presentes uma vez por mês, onde serão definidas tarefas para as semanas seguintes, com orientação de Geraldo Guimarães.
Certificados serão entregues para quem frequentar 75% das aulas.

É preciso levar um documento com foto para se cadastrar na portaria.
Fonte-http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=apresenta%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário