quinta-feira, 13 de março de 2014

Cerâmica de Tracunhaém-PE


Tracunhaém - Estátuas de Barro na entrada da cidade
Estátua de Barro (Entrada da Cidade)



Tracunhaém, que significa em tupi-guarani “panela de formiga” ou “formigueiro”, situa-se na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e é um dos maiores centros de produção de cerâmica do Brasil. Grande produtora de cana de açúcar no século 19, a cidade surgiu como um povoado na segunda metade do século 17. Hoje, o artesanato em barro é importante fonte de renda para muitos moradores do município.



Além da cerâmica utilitária, que remonta ao período colonial, Tracunhaém se destaca pela arte figurativa e decorativa do barro, criando santos, anjos, bichos – como o famoso leão com cachos – e figuras humanas, inspirados nas imagens do cotidiano, da cultura popular e, sobretudo, da fé religiosa.



Sua confecção era prática comum às filhas de louceiros e oleiros, que davam à argila formas lúdicas a partir da invenção de brinquedos: ferros de brasa, panelinhas, bonecos e bichinhos diversos, como boizinhos, cavalinhos, lagartixas e tatus. Os pais valorizavam a criação dos filhos levando tais peças para vender nas feiras das cidades vizinhas junto com as suas cerâmicas utilitárias.



A partir da década de 1940, a cerâmica ganha fama com a arte de Lídia Vieira e seus familiares, e posteriormente de Antônia Leão, Severina Batista e Baé, já falecidos. Hoje, Zé Tamanquinho, Luiz Gonzaga e Nano de Baé continuam o legado dos três. Maria Amélia, Zezinho, Nuca e Maria de Nuca, que também ajudaram a construir essa história, ainda estão em atividade. Ricardo de Maria Amélia bem como Guilherme e Marcos de Nuca herdaram a maestria de seus pais, dando continuidade à arte do barro, passada de “pai para filho”.
 Fonte - http://www.promoart.art.br/

Um comentário:

  1. Tem algum contato por e-mail. Vcs enviam para Alagoas. Tenho interesse. Meu e-mail
    andreyneto@gmail.com

    ResponderExcluir