terça-feira, 4 de março de 2014

Frutas Cristalizadas



A fruta cristalizada, também designada fruta confeitada ou fruta glaceada, é uma técnica de conservação ancestral, tendo sido introduzida há 4000 anos atrás, no Egipto. Na Europa, teve o seu início em França, com a cristalização da fruta em mel.

A cristalização consiste em substituir grande parte da água dos frutos por calda de açúcar, dando-lhes uma aparência cristalina. Esta técnica impede a deterioração da fruta e, consequentemente, permite que se mantenha por muito mais tempo, preservando algumas propriedades da fruta ao natural. No entanto, é altamente calórica, dada a grande concentração de açúcar.

As melhores frutas para cristalizar são a laranja, o limão, os figos, o pêssego, a cereja e o ananás. Já a fruta muito macia, como os frutos silvestres, é muito difícil de cristalizar, pois desfaz-se.

Para além da sua utilização em bolos e doces, com especial destaque para o Bolo-rei, na época natalícia, as frutas cristalizadas são uma guloseima tradicional em muitas regiões do mundo.

Dadas as suas aplicações e vantagens, porque não fazer a sua receita caseira de fruta cristalizada? Fica então aqui a sugestão, sendo que poderá usar o mesmo método para outras frutas a seu gosto.

Ingredientes:

2 laranjas
2 limões
450 g de açúcar
8 rodelas de ananás
água q.b.

Confeçção:

Corte os limões e as laranjas em rodelas finas, retire-lhes as sementes e coloque-as num tacho. Ponha as fatias de ananás num outro tacho. Cubra ambos de água fria e leve ao lume, deixando ferver durante 10 minutos.

Escorra os frutos e deite 1,5 decilitros de água da cozedura num tacho.

Junte o açúcar e leve ao lume até levantar fervura, mexendo sempre com uma colher de pau, para que a açúcar se dissolva. Deixe ferver durante 3 minutos e junte os frutos.

Mantenha a fervura, em lume brando, durante 30 minutos ou até que o limão e a laranja fiquem translúcidos e brilhantes.

Deixe que a fruta arrefeça na própria calda, escorra-a e disponha numa grelha.

Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, baixando para os 120º C quando introduzir a grelha.

Quando secarem, guarde os frutos cristalizados num frasco hermeticamente fechado.

Sugestão:
Pode aproveitar a calda como adoçante em bolos ou bebidas

Fonte - http://www.docesregionais.com/como-fazer-fruta-cristalizada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário