quarta-feira, 12 de março de 2014

Girassol

A flor de girassol significa felicidade.

Mercado do girassol cresce no Brasil
http://ruralcentro.uol.com.br


Girassol é o nome de uma planta nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.

A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.

O girassol é uma planta cujo caule pode atingir os 3 metros de altura e tem diversas utilidades, principalmente as suas sementes que são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros. O girassol também pode ser usado no fabrico de lubrificantes e sabonetes. A fibra existente no caule do girassol pode ser usada para fabricar papel.

Pela sua beleza e exuberância, a flor do girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.

Em um arranjo, plantada na terra ou em um vaso, a flor de girassol se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Está fortemente associada à fama, ao sucesso, longevidade, nutrição, poder e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna para essa pessoa.

Sementes do Girassol

Segundo uma crença popular, a semente do girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Na Hungria, acreditam que se na casa onde mora mulher grávida forem colocadas sementes de girassol na janela, a criança que nascer será homem. Na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte do seu lado.

Flor de Girassol na Mitologia Grega

A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor girassol. Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas. Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.
Fonte-http://www.significados.com.br

A Semente De Girassol Na Culinária e Seus Benefícios Para o Organismo Humano

O Helianthus annuus, conhecido popularmente como girassol, é originário do Arizona e Novo México. Segundo historiadores, os povos indígenas dessa região utilizavam todas as suas partes. Da semente se fazia a farinha e o óleo, do caule vinha a fibra têxtil, as folhas alimentavam a criação de animais e da flor surgia o corante. Ao longo do tempo o girassol foi levado para outras regiões, e já no século XVIII a Rússia começou a plantar girassóis e explorar a sua semente. Atualmente, a Rússia é o país que tem mais plantações de girassol no mundo.

As sementes são principalmente usadas na fabricação do óleo de girassol, um óleo diferenciado, pois é vegetal, rico em ômega 6 e ômega 9 e de uso culinário. Da mesma forma que o gergelim, a semente de girassol tem muita gordura em seu interior. No entanto, diferentemente de outras fontes de gordura, essa não possui gorduras ruins (saturadas, por exemplo). A gordura encontrada nessa semente é do tipo mono e poliinsaturadas, que são exatamente as “boas” gorduras que o organismo precisa.

Mas o uso do óleo extraído da semente vai além do culinário. Com o óleo não refinado são produzidos sabonetes e velas. Além de possibilitar o tratamento de bronquite, artroses, problemas renais, intestinais e cardíacos. E também dores de cabeça, tromboses, eczemas e úlcera de estômago.

A Semente De Girassol

Como dito anteriormente, a semente de girassol é rica em gordura. Assim, é importante ressaltar que apesar de ser o tipo de gordura que faz bem para o organismo, deve ser consumida moderadamente. Uma porção de 50 gramas que contém aproximadamente 280 calorias é a quantidade diária indicada. Mas a semente não é só importante pela “boa” gordura que tem, pois ela também é rica em potássio (que é bom para os ossos), em cobre (que é um antioxidante essencial para o organismo), em fibras, em fósforo, em selênio (que ajuda a prevenir contra o câncer) e em magnésio (que melhora a asma, pressão alta e enxaquecas). Além disso, é fonte de vitamina E que combate o envelhecimento precoce e também age como um antioxidante junto com o cobre.

Nos lugares que vendem produtos naturais, a semente está disponível de duas formas: sem casca e com casca. Normalmente, a semente que vem com a casca é usada em receitas culinárias como pães, bolachas e arroz integrais. Já a semente sem casca é servida como aperitivo substituindo salgadinhos e suas gorduras saturadas.
Outros elementos que fazem bem para a saúde e estão presentes nas sementes de girassol são os fitoesteróides. Esses compostos têm semelhança química com o que chamam popularmente de “colesterol bom”, que diminui o colesterol ruim do organismo. Assim, na medida em que se consome a semente de girassol, o risco de ter colesterol cai consideravelmente.
Fonte - http://flores.culturamix.com/informacoes/a-semente-de-girassol

Nenhum comentário:

Postar um comentário