terça-feira, 6 de agosto de 2013

Maracujá Doce-Passiflora Alata

Flor do Maracujá


O maracujá doce foi um presente da natureza.  Após a decisão deixar a fazenda virar uma agrofloresta pés de maracujá doce (passiflora alata) nasceram espontaneamente em partes da fazenda. Além de produzir frutos deliciosos esta trepadeira possui lindas flores, que são polinizadas exclusivamente por mamangabas.

Existem cerca de 530 variedades tropicais e sub-tropicais de maracujazeiro sendo 150 nativas do Brasil e 60 delas produzem frutos que podem ser aproveitados na alimentação. Sendo um fruto nativo do brasil os maracujás eram apreciados pelos índios sendo conhecido em tupi como mara kuya (“fruto que se serve” ou “alimento na cuia”). Em algumas cidades de  Goiás, durante a Semana Santa, é comum as pessoas utilizarem a casca do maracujá para fazer luminárias para as procissões, tradição dos séculos passados, quando ainda não existia energia elétrica.



O fruto é utilizado para consumo in natura, para produzir sucos, caipirinhas,  sorvetes e geleias. Acredita-se que o fruto possua propriedades calmantes, além de ser fonte de vitaminas A, C e do complexo B, e  apresentar boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo).



Em setembro é época de colheita, como a natureza tem sido muito farta, realizamos grandes colheitas e congelamos o excesso para sempre ter este delicioso refresco, venham saborear mais este presente da natureza aqui na Santo Antonio da Água Limpa!!!


         

Fotos e Fonte - http://fazendasantoantoniodaagualimpa.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário