terça-feira, 4 de março de 2014

Os Benefícios do Vinagre

Vitrine
O que é Vinagre


 A palavra vinagre vem do idioma francês vinaigre que significa vinho azedo. O vinagre é um produto obtido a partir de duas fermentações, sendo a primeira, uma fermentação alcóolica seguida por uma fermentação acética.

Na fermentação alcóolica ocorre a transformação de açúcar em álcool e posteriormente, na fermentação acética, ocorre a transformação desse álcool em ácido acético formando assim o Vinagre.

Portanto qualquer matéria - prima que contenha açúcar pode ser utilizada para fabricação do vinagre como por exemplo, uva, maçã, arroz, cana-de-açúcar, beterraba, batata e a cevada.


No Brasil predomina a produção do Vinagre utilizando-se o álcool da cana-de-açúcar e do vinho obtido da uva. Nas indústrias é mais comum se adquirir o vinho e o álcool prontos dispensando-se assim, a primeira etapa da produção: a fermentação alcóolica. O processo de produção consiste então em fazer a fermentação acética utilizando-se bactérias específicas: acetobacteres.

Os Benefícios do Vinagre

Existem teses de mestrado e doutorado que testam o vinagre para vários usos medicinais.

Um dos usos mais testados é na cicatrização de feridas, tipo erisipela, uma vez que todo processo de cicatrização exige a manutenção do ferimento limpo. Como o vinagre é uma substância asséptica, essa condição de limpeza torna-se praticamente constante e a cicatrização é facilitada.

Existem relatos do uso do vinagre como elixir para criar uma sensação de bem estar, porque o ácido acético presente no sangue é um facilitador do metabolismo celular.

O brasileiro, ainda, usa o vinagre basicamente como condimento, mas na verdade os usos são muitos:

Função Antioxidante

Função Anti-inflamatória

Melhor Digestibilidade

Controle de Pressão Arterial

Controle dos Níveis Glicêmicos

Função Anticarcinogênica

Controle do Perfil Lipídico

Fonte-http://www.casteloalimentos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário