segunda-feira, 17 de março de 2014

Suco Verde

Suco Verde

Desde que Flávia Alessandra, Letícia Spiller, Giovanna Antonelli, Guilhermina Guinle e outras estrelas globais se declararam fãs do suco verde, a bebida virou um ícone de beleza e boa forma no cardápio de quem quer estar sempre bem-disposta, com a pele jovem e lisinha. Para garantir esses benefícios, o segredo é você tomar um copo generoso do suco feito com folhas verdes, frutas, legumes, brotos ou sementes pela manhã, ainda em jejum. "É o horário em que o corpo absorve os nutrientes com mais facilidade", explica Patrícia Davidson, da Clínica Patrícia Davidson Haiat, no Rio de Janeiro. Esse efeito é ainda melhor se der para esperar 30 minutos para comer outros alimentos. Logo você sente os efeitos na pele e no pique.

Seu objetivo é emagrecer? Combine o suco verde com uma alimentação balanceada em nutrientes. E, claro, evite doces, frituras e produtos carregados em corantes e conservantes. Afinal, o ponto forte dessa bebida é promover uma faxina no organismo para que, livre do acúmulo de toxinas, ele funcione melhor e, consequentemente, elimine mais facilmente as gordurinhas. O suco tem ainda o poder de combater a inflamação nas células, o que também favorece a dieta!

Qual é a receita?

Não existe um modelo único. Os ingredientes do suco verde podem variar de acordo com seu gosto (ou com as possibilidades que você tem na geladeira e na fruteira). Mas tenha cuidado para que estejam fresquinhos, especialmente as folhas (quanto mais verdinhas e firmes, melhor) e, se possível, tenham sido cultivados sem agrotóxicos. "Livres de fertilizantes e defensivos agrícolas, os alimentos orgânicos combinam mais com o propósito de desintoxicar e desinflamar o organismo", diz Patrícia. Caso não encontre tempo de ir ao supermercado com frequência para renovar o estoque, triture as folhas no liquidificador ou processador e congele-as em forminhas de gelo , e vá usando aos poucos. Outra regra básica, segundo Daniela Jobst, nutricionista da clínica Nutrijobst, em São Paulo, é variar a receita para não cansar o paladar. Mas não exagere na quantidade de ingredientes. “Em vez de misturar muitos itens de uma só vez, é melhor variá-los a cada dia. Isso evita que o suco fique calórico, pesado e com gosto forte”, avisa Daniela. Veja os grupos de alimento que devem fazer parte do suco e quantos itens usar de cada um deles.

· Folhas: até dois tipos
· Frutas: até dois tipos
· Legumes: até dois tipos
· Raízes: apenas um tipo
· Brotos: apenas um tipo
· Sementes: apenas um tipo

Combinações perfeitas

Antes de colocar sua criatividade em prática, combinando os ingredientes do suco a seu gosto, experimente estas receitas sugeridas pela nutricionista Daniela Jobst. Elas dão ideia da quantidade dos ingredientes e da textura da bebida.

Suco verde diurético

· Ingredientes: 1 folha de couve (ou outra folha verde-escura) + 1/2 limão inteiro (polpa e casca) + 1/2 pepino japonês com casca, cortado em pedaços + 1 maçã com casca e sem sementes, cortada em pedaços + 1 punhado de folhas de hortelã + 1 copo (200 ml) de água gelada

· Modo de fazer: Retire as sementes e o filamento branco do limão. Bata no liquidificador com os outros ingredientes. Beba sem coar.

Suco verde energizante

· Ingredientes: 1 folha de couve (ou outra folha verde-escura) + 1 cenoura com casca, cortada em pedaços + 1 pera média com casca e sem semente, cortada em pedaços + 1 pedaço (2 cm ) de gengibre + Suco de 1 limão

· Modo de fazer: Passe os ingredientes na centrífuga e junte ao suco de limão (ou bata tudo no liquidificador com um pouco de água - apenas o suficiente para bater). Beba sem coar.

Suco verde desintoxicante

· Ingredientes: 1 folha de couve (ou outra folha verde-escura) + 1 maçã média com casca e sem semente, cortada em pedaços + 1 cenoura com casca, cortada em pedaços + 1 punhado de salsinha + 1 col. (sopa) de linhaça ou de chia hidratada + Suco de 1/2 limão + 1/2 copo de água de coco

· Modo de fazer: Passe os quatro primeiros ingredientes na centrífuga e junte ao suco de limão e à água de coco (ou bata tudo no liquidificador). Beba sem coar.

Suco verde antioxidante

· Ingredientes: 1 folha de couve (ou outra folha verde-escura) + 1 ½ xíc. (chá) de frutas vermelhas congeladas (morango, framboesa, amora) + 2/4 de copo (150 ml) de suco de laranja (ou água de coco) + 1 punhado de folhas de hortelã

· Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba sem coar.
Fonte-http://mdemulher.abril.com.br/
Foto: Alfredo Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário