segunda-feira, 19 de maio de 2014

A Sagrada Gastronomia



conventos640x210
A sagrada gastronomia


Conheça mais sobre a influência dos mosteiros em diversas iguarias que adoramos!

Meio do ano é época de comemoração para devotos de vários santos do catolicismo: São João, São Pedro, Santo Antônio…todas datas especialmente lembradas e comemoradas, principalmente, no nordeste. E você sabia que além desta marca cultural tão forte, o catolicismo também exerceu grandes influências na gastronomia? Sim, muitas das criações que tanto apreciamos hoje foram desenvolvidas ou cultivadas nos mosteiros, desde a Idade Média. Veja alguns exemplos:

Licores: Sim! Muitos licores, desde os finos e caríssimos vendidos por grandes empresas do ramo de bebidas até o de jenipapo artesanal feito pela tia da barraquinha têm, em sua origem, um pezinho na tradição monástica. Dois exemplos disso são os famosos licores franceses Chartreuse e Benedictine, feitos à base de ervas. Já a nossa tradição de licores no São João vem dos licores conventuais portugueses, que assim como os nossos, geralmente são feitos de frutas.

Doces: Outra preciosidade dos conventos portugueses são os tradicionais doces conventuais. Sua base é praticamente a mesma: ovos (sobretudo as gemas) e açúcar, com participação eventual de elementos como mel, leite, amêndoas e nozes. Reza a lenda que as freiras usavam as claras dos ovos para engomar suas vestes, por isso, para não desperdiçar as gemas, as utilizavam em diversas iguarias.

Vinhos e cervejas: Os registros históricos mais antigos da existência das primeiras versões de cerveja e vinho datam de alguns milênios antes de Cristo, em civilizações como o Egito Antigo e os povos da Mesopotâmia. No entanto, sua qualidade teve um real “upgrade” durante a idade média, quando diversos mosteiros, notadamente os cistercienses, começaram a produzir tais bebidas. Graças a eles devemos os grandes vinhos da Borgonha, os champagne e as famosas cervejas trapistas da Bélgica, ideais para beber no friozinho de junho/julho!

FOTO: Reprodução
Postado por: Alexandre Takei em 20/06/2013 na categoria Curiosidade BebidasDocesQuitutes
Fonte - http://www.salvadorshopping.com.br/blogs/gastronomia/a-sagrada-gastronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário