sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pitanga Preta

A cor escura dessa fruta a torna exótica e exuberante.

Pitanga Preta

A cor escura dessa fruta a torna exótica e exuberante.
Significa: fruta de pele fina e preta. (Nome Indigena: Pitanga-Una, Ibá Pitanga- vem do tupi-guarani ) Também recebe os nomes de: Pitanga vermelha, Pitanga branca (por causa do tronco), Pitanga rosa, Pitanga miúda, Pitanga-uva, Cereja do mato, Moranguinha de arvore, e Ginga na região amazônica.
Variedade que cresce em forma selvagem nas restingas do Rio, praticamente na areia. Frutos suculentos de gosto delicioso.

Origem: Nativa da Floresta atlântica e ocorrendo naturalmente desde o estado do Espírito Santo até Santa Catarina, Brasil.

Flores da Pitanga
Frutifica nos meses de setembro a novembro. Os frutos são consumidos in-natura, na forma de sucos, geléias e sorvetes. A floração é produtora de néctar e pólen e a arvore não deve faltar em projetos paisagísticos e na arborização urbana, pois seus frutos atraem e alimentam muitas espécies de pássaros.
A pitanga é uma espécie nativa da Mata Atlântica, um dos ecossistemas com mais alto índice de biodiversidade que predomina ao longo do litoral brasileiro e está presente em 17 estados do país.

A pitangueira é uma árvore colorida e perfumada que alegra a paisagem com suas cores. As flores brancas desta árvore contrastam com as folhas verdes brilhantes e com a abundância dos frutos vermelho-rubros, amarelos, alaranjados e, mais raramente, pretos. A cor escura da pitanga preta a torna exótica e exuberante.


Árvore de quintais e pomares, a pitangueira faz parte da infância dos brasileiros, deixando na memória a delícia de comer uma das frutas mais generosas e brasileiras no pé. Muito apreciados por serem azedinhos e refrescantes, além de serem consumidos puros, seus gomos também são utilizados para a produção de doces e bebidas.

As folhas da pitangueira ainda exalam um perfume suave e agradável em virtude de seus numerosos canais produtores de óleos aromáticos. Não é à toa que são popularmente usadas em muitos lugares do Brasil para forrar o chão em procissões e dias festivos, pois caminhando sobre as folhas, ao amassarem, elas liberam um delicioso perfume. 

Seus produtos traduzem em texturas a sua forma delicada, a qual tornou-se expressão da tropicalidade do Brasil. Com formulações enriquecidas com óleo ou extrato de pitanga e uma fragrância fresca, celebra a vibração da mata no seu banho. 
.
Fonte - http://www.colecionandofrutas.org/eugeniasulcata.htm
Fonte - http://naturaekos.com.br/biodiversidade/pitanga-pitanga-amarelae-pitanga-preta/
Fonte - http://novidades- plantamundo.blogspot.com.br/2014_01_01_archive.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário